A Bíblia na Família


Um dos temas mais debatidos na sociedade brasileira, e poderíamos dizer em todo o mundo, é a família.
Dizer que a família passa por tempos de turbulência e questionamentos é dizer mais ou menos o óbvio. O número de casamentos que termina em divórcio depois de poucos anos atinge números sem precedentes. O número de agressões dentro das casas é enorme. Pais que espancam os filhos, filhos que assassinam os pais, maridos e mulheres que se agridem física e psicologicamente, são alguns dos exemplos. O fenômeno dos meninos e meninas de rua é sintoma de que para muitas crianças o lar não é mais um bom lugar para ficar.
Ao lado de tudo isso, as pessoas têm dificuldades de estabelecer padrões de comportamento no que diz respeito ao sexo, economia doméstica, satisfação de desejos e propósito de vida. Tudo isso resulta em problemas que afetam diretamente o núcleo familiar. Discussões recentes na esfera legal comprovam essa situação. Leis como a da palmada – que procura estabelecer padrões de disciplina para a família –, e a discussão da lei da união homossexual – que quer estabelecer novos padrões para o núcleo familiar –, trazem polêmica e questionamentos no seio da família, das igrejas e da própria sociedade. O que é melhor para a família? Qual o papel e a competência de cada um em
todas essas áreas? Se olharmos o que aconteceu ao longo da história da humanidade, essas questões não são totalmente novas. Já houve filósofos, por exemplo, que sugeriram que o melhor para a educação das crianças, não era deixar essa questão por conta dos pais. O estado deveria intervir e dar a educação básica para todos. E esta discussão não é recente. Vem do período clássico grego, ou seja, de antes da primeira vinda de Cristo.
Da mesma forma, o padrão de comportamento quanto à sexualidade variou muito de cultura para cultura e de tempo em tempo. De onde tirar orientação para as famílias que seja, ao mesmo tempo, confiável e possa ajudar a desenvolver pessoas saudáveis, uma sociedade boa e uma humanidade melhor?
Nós acreditamos que essa fonte de conhecimento é a Bíblia Sagrada. Voltar para a Bíblia como orientadora para a sociedade, sem dúvida, será uma ação positiva num mundo tão cheio de dúvidas e posicionamentos contraditórios. É por isso que a Sociedade Bíblica do Brasil, para este Dia da Bíblia está sugerindo o tema “Bíblia na Família” e propondo como versículo base a palavraregistrada no livro de Provérbios 14.26: “No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família”.

1. O alicerce da família – o temor do Senhor

Temer ao Senhor é mais do que ter medo. No Dicionário da Bíblia de Almeida, a expressão temor ao Senhor é descrita como “um tema central na religião do Antigo Testamento. Significa reconhecer a Deus como supremo Criador e justo Juiz (Sl 19.9; 33.8; 34.9; 128.1) e reverenciá-lo como tal (Lc 12.5; Fp 2.12-13). Esse tipo de temor não diminui com o amor a Deus, mas, ao contrário, se eleva a um plano superior (1Pe 1.17; 2.17).” Segundo o texto bíblico, no temor ao Senhor a pessoa encontra apoio e segurança para a sua família. Se numa família há o temor ao Senhor, isso ajuda a edificar uma família sadia, com bons relacionamentos, e ajuda a desenvolver pessoas sadias, bem estruturadas para viver a vida de forma construtiva na sociedade.
Cristãos reconhecem que o Senhor Deus é o Criador de tudo. A família faz parte da criação de Deus. Deus estabeleceu que o ser humano nasça em família e se crie em família. O próprio Deus assume a condição de Pai. Ele é exemplo de pai que cria seus filhos com amor e disciplina. Por isso, uma família que teme ao Senhor é uma família que busca seguir os preceitos e o exemplo de seu Deus e Pai. Texto bíblico: “No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família”. (Pv 14.26)
O próprio Senhor Jesus mostrou seu apreço pela vida em família. Ele ensinou sobre o amor, sobre o perdão, aspectos sem os quais nenhuma família sobrevive. Seu primeiro milagre aconteceu num casamento. E até na hora de sua crucificação ele se lembrou de amparar sua mãe. De Jesus temos muito a aprender sobre a vida em família.

2. Famílias com apoio

Famílias precisam de apoio. Existem muitas situações que colocam em risco uma vida familiar saudável. Quando famílias ficam desamparadas, o efeito se nota não apenas dentro do lar, mas também na sociedade. É bom para a sociedade que famílias sejam amparadas.
Famílias precisam do apoio de outras famílias. Um bom exemplo e orientação de quem tem experiência de vida ajudam a orientar famílias e dão o apoio de que necessitam. Famílias também precisam do apoio das igrejas. As igrejas devem ensinar às pessoas sobre os princípios bíblicos que norteiam a vida em família.
Famílias também precisam do apoio do estado. As leis devem refletir princípios naturais do que Deus planejou para a família. Boas leis protegem a família e lhe servem de apoio. Famílias que têm temor ao Senhor, recebem este apoio de Deus. Os princípios da vida em família, para servirem de apoio às famílias, devem ser ensinados. Por isso que ressaltamos o valor da Bíblia na família. Quando marido e esposa procuram na Bíblia como viver uma vida matrimonial agradável a Deus, eles recebem esse apoio. Quando pais e filhos procuram na Bíblia como viver uma vida agradável a Deus, eles recebem esse apoio. Quando irmãos e irmãs procuram na Bíblia como viver uma vida agradável a Deus, eles recebem esse apoio.
No entanto, se as pessoas buscarem em outras fontes o fundamento de sua vida familiar, elas perdem esse apoio tão necessário para uma vida abençoada e feliz.

3. Famílias com segurança

Será que famílias precisam de segurança? Onde encontrar segurança? Muitos jovens que decidem casar buscam segurança para a vida a dois. Será que meu casamento vai dar certo? Será que vou ser feliz? Alguns até procuram como garantia de sua felicidade a possibilidade de separação. “Se não der certo, eu me separo” – dizem eles.
A Bíblia não diz que a segurança da vida em família está na possibilidade de separação. Ela diz que a segurança é fruto do temor ao Senhor. “No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família.” Em última análise, a segurança está em Deus. É em Deus que ela deve ser buscada.
Como vimos, vivemos dias em que a família é um dos temas centrais de preocupação da sociedade. Se isso é assim hoje, como será amanhã? Na proposta de tema que a Sociedade Bíblica do Brasil faz para o Dia da Bíblia, está a ênfase em trabalhar essa questão especialmente com crianças e jovens. Crianças e jovens precisam aprender sobre o temor ao Senhor e sobre como isso é fundamento e segurança para a vida familiar. Que Deus abençoe as igrejas e a todas as famílias nesta reflexão. Bíblia na família – bênção para as pessoas, para as famílias, para a igreja, para a sociedade e para a humanidade.