“Andar com simplicidade”

Irmãos, irmãs e amigos, graça e paz vos sejam aumentadas com aumento de Deus. A palavra simplicidade entre outras coisas quer dizer: “Qualidade daquilo que é simples, Ausência de complicação: Naturalidade, desafetação: Ingenuidade, candura, pureza, sinceridade:.Falta de luxo, de pompa, de sofisticação”Esta deve ser uma marca indelével na vida do cristão. Para onde for, o que disser, o que fizer, o que falar, o que escrever, deve ser acompanhado desta qualidade de valor que não se pode avaliar. Exemplos para nos servir de motivação, não nos faltam. Mas, por causa da exigüidade de tempo, faremos menção apenas do exemplo eloqüente do maior expoente da doutrina cristã, que foi o apóstolo Paulo. A sua vida foi de uma simplicidade a toda prova, falando do seu modo de vida ele diz: “Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,Filipenses 03: 04-08”Outro relato digno de nota feito pelo apóstolo acerca da sua vida de simplicidade é o que lemos a seguir: “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele. I Coríntios 09: 19-23” E o que dizer de sua pregação? Ele mesmo faz um relato dos mais convincentes acerca da pregação que fazia por onde passava, especialmente para os santos a quem ministrava. Ouçamos o que ele diz: “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;I Coríntios 02-01-07” Quanta simplicidade, quanta naturalidade, quanta candura, quanta pureza, quanta sinceridade! Por que este exemplo de Paulo e outros servos de Deus não chamam a atenção dos cristãos, e dos pregadores dos nosssos dias? Por que tanta opulencia, tanta empáfia, tanta alma enfatuada se a simplicidade faz muito melhor e é muito mais honrosa? Irmãos, irmãs e amigos, graça e paz vos sejam aumentadas com aumento de Deus.