Projeto Aproximação
01 - O que é:
Este projeto nasceu da verificação da distancia entre as nossas Igrejas na Região e a nossa Igreja na cidade de Irecê na Bahia. A Igreja mais próxima de Irecê está aproximadamente há uns 1.100 kms. Na ultima viagem que fizemos lá, nos mês de janeiro deste ano de 2012, podemos observar que a distancia dificulta o entrosamento e provoca diferenças fundamentais entre as igrejas da nossa Região. Então foi quando resolvemos organizar em forma de projeto o “Aproximação” Que é nada mais do que um conjunto de esforços objetivando a possibilidade de aproximação entre as Igrejas mencionadas.
02 – Objetivos:
01.- “Aproximação” este é o principal entre os demais. Levando-se em conta a experiência vivida por  Neemias quando reconstruía os muros em Jerusalém e a constatação que fez quando já a obra estava avançada, ele resolveu o problema aproximando os trabalhadores nos seus postos de trabalho. Assim lemos:E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros. No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós. Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas. Neemias 4:19-21” A medida colocada em prática resolveu o problema e fortaleceu o trabalho desempenhado pelos construtores havendo maior segurança  e mais firmeza nos resultados apresentados pelos que tinham a tarefa de reconstruir os muros. . “A aproximação dos obreiros e a troca de experiência” Sem dúvidas somos um povo sofrido como Igreja, E este sofrimento se evidencia de forma profunda e radical na vida de cada obreiro. As suas necessidades, dificuldades, desolações, decepções, as perseguições sofridas, as privações com a família, suas experiências com Deus, seus conhecimentos bíblicos, suas experiências com o dia a dia do seu rebanho, seus traumas pessoais, seus infortúnios e a luta que quase não tem fim, devem servir de motivações para aproximação em busca de auxílio e de conforto em cada experiência.

02.“Convivência e compartilhamento” As nossas igreja aqui na Região vivem experiências agradáveis na medida em que se entrosam em uma convivência de muita comunhão e compartilham os dons e o serviço que a todas é dado usufruir. A distancia tem entre outras desvantagens a capacidade de afastar, de privar, alongar esta excelente experiência da vida humana que a convivência e o compartilhamento beneficiam, quando em grupos temos os mesmos objetivos e trabalhamos em uma só direção. Esta foi a experiência do apóstolo Paulo quando chegou na cidade de Éfeso encontrando a dois irmãos com quem compartilhou a fé e dividiu as experiências de trabalho pois eram do mesmo oficio, pois assim lemos: “E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. Atos 18:01-03”
03.”Manter a comunhão “ Fica muito melhor e mais facilitado quando os irmãos que vivem em localidades diferentes têm a oportunidade de motivar e manter a comunhão como forma de entrosamento, troca de idéias, de métodos de trabalho, quando compartilham experiências vividas com o Senhor, quando desfrutam do companheirismo mútuo e dividem as dificuldades e as soluções para cada situação desfavorável. A bíblia nos dar o exemplo de como viviam os discípulos nos alvores do cristianismo da seguinte maneira: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:41-47”