Trocando Valores II
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaias 05:20.


Irmãos, irmãs e amigos, graça misericórdia e paz vos sejam multiplicadas. Certamente a Igreja vive um tempo especial como em tempo algum. Trocamos os nossos mais nobres valores por qualquer prato de lentilha que aparentemente resolva o nosso problema. Perdemos a capacidade de fazer a diferença entre os valores passageiros e eternos, e como não temos sensibilidade suficiente para rejeitar o que é mal e acolher o bem, misturamos e fazemos a troca deste valores. O apóstolo Paulo nos aconselha:” O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem, Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:09, 21” O profeta Isaias identificou no seu tempo esta velha prática antiga, de trocar os valores, e ele faz a denuncia de forma clara e contundente dizendo: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! Isaías 5:20,23O profeta não só identificou a pratica insensata mas também proferiu juízo sobre os que tais coisas praticam, há um “AI” para cada um deles. Essa troca começa na mistura das coisas, o que santo com o profano, o que é justo com o ímpio, o que é bom pelo mal, o que é certo pelo errado, e o que é de Deus pelo que é de Belial. Certamente esta mistura é produto da falta de conhecimento, pois Isaias diz: “O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. Isias 01:03, ainda: Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Isaias 05:13” A partir daí o que vier na rede é peixe, o sujeito fica sem saber o que é pecado e o que não é, e a tendência é achar que nem pecado existe e o próximo destino é a destruição. O profeta Oseias advertiu: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oseias 04:06”O apostolo Paulo chama a nossa atenção: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. I Coríntios 06:12 e Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. I Coríntios 10:23.” O conhecimento, o equilíbrio nos ajudam a evitar a mistura e consequentemente a troca dos valores. Temos que seguir com muita sabedoria este conselho das escrituras: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8” Andando assim não tem como errar, não tem como misturar, nem como se perder e nem muito menos como desprezar os verdadeiros valores da vida e do reino e adotar valores esquisitos e prejudiciais, tanto a vida como ao reino. Irmãos, irmãs e amigos, graça, misericórdia e paz vos sejam multiplicadas.