Nossa Escola Dominical: Uma oportunidade de crescimento

Visando melhor informar aos nossos alunos estamos colocando em nossa página a cada terça-feira informações e estudos da nossa Escola Dominical. Esta semana estamos deixando com você um estudo sobre a "Mutualidade, o coração da igreja."

Texto básico: 1Pe 4:7-16.

Versículo básico: "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus." 1Pe 4:10.

Texto áureo: A mutualidade consiste na nossa interdependência.

Introdução: A mutualidade consiste na nossa interdependência. É o modo como o Senhor especifica o relacionamento direto ou indireto de uns para com os outros. O Novo Testamento mostra bem claro e detalhado o que significa a mutualidade entre os cristãos, pois traz em seu conteúdo 25 ordens: umas diretas, outras indiretas, as quais determinam como devem ser as relações mútuas entre os santos. Tudo aquilo que, reciprocamente, devemos fazer ou deixar de fazer e por isto, estas ordens podem ser identificadas como mandamentos reciprocos do Novo Testamento.

I - Mandamentos que envolvem relacionamento mútuo: Alguns mandamentos que parecen fundamentais para a prática da vida recíproca. Tais mandamentos encaminham os cristãos para um relacionamento correto entre si. Nesta sequência temos oito mandamentos, porém a base é que nos amemos uns aos outros. Sem amor, a igreja não é nada, como conseqüência, nada pode fazer 1Co 13:1-3. Examinemos a seqüência de mandamentos:

1 - Amai-vos uns aos outros; 2 - Aconlhei-vos uns aos outros; 3 - Saidai-vos uns aos outros; 4 - Tende cuidado uns pelos outros; 5 - Sujeitai-vos uns aos outros; 6 - Suportai-vos uns aos outros; 7 - Confessai os vossos pecados uns aos outros; 8 - Perdoai-vos uns aos outros.

II - Mandamentos proibitivos ou de negação: Aqui encontramos sete mandamentos. São proibições das Escrituras contra uma série de pecados que normalmente aniquilam a comunhão cristã. O objetivo destes mandamentos negativos é um alerta para todos nós, lembrando-nos que ainda temos a influência da velha natureza pecaminosa (Rm 7), e por isso, devemos, de modo decisivo e consciente, nos entregar a Deus e não ao pecado (Rm 6) para que o Espírito Santo nos fortaleca (Rm 8). Examinemos os mandamentos negativos:

1 - Não jugueis uns aos outros; 2 - Não faleis mal uns dos outros; 3 - Não vos queixeis uns dos outros; 4 - Não vos mordais e devorais uns aos outros; 5 - Não vos provoqueis uns aos outros; 6 - Não tenhais inveja uns dos outros; 7 - Não mintais uns aos outros.

III - Mandamentos visando a mútua edificação: O vocábulo edificação indica que está havendo um processo de construção, levantamento ou fortificação. O Novo Testamento usa o verbo edificar para se referir às coisas que Jesus prometeu fazer com a sua igreja (Mt 16.18; 1Co 3.10) inclusive relacionados à maturidade de cada membro do corpo (1Co 8.1, 10.23, 14:3-4). A mútua edificação começa pelo amor, porém não pára aí, pois motivados por este amor poderemos ajudar os irmãos a aprender o que diz a Palavra de Deus e a aplicar na vida diária, as lições que ela apresenta. Examinemos:

1 - Edificai-vos uns aos outros; 2 - Insrui-vos uns aos outros; 3 - Exortai-vos uns aos outros; 4 - Admoestai-vos uns aos outrs; 5 - Falai uns aos outros com salmos e hinos e cânticos espirituais.

IV - Mandamentos para o serviço mútuo: Estes mandamentos trazem o amor do campo da abstração para se tornar em algo visível e palpável. Além disso, é servindo uns aos outros que nos capacitamos mutuamente para o desempenho do ministério que cada um tem recebido. e a conseguência real disto é: o corpo cresce e prospera para a glória de Deus. Examinemos:

1 - Sede servos uns dos outros; 2 - Levai as cargas uns dos outros; 3 - Sede mutuamente hospitaleiros; 4 - Sede benignos uns para com os outros; 5 - Orai uns pelos outros.

Reflita e tenha uma vida cristã saudável.