Detalhes históricos

Igreja de Cristo no Brasil
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Igreja de Cristo no Brasil conhecida também somente como Igreja de Cristo teve início no Nordeste, na cidade de Mossoró (Rio Grande do Norte). Organizada em 13 de dezembro de 1932 por membros oriundos da Assembléia de Deus naquela mesma localidade, os quais entregaram suas credenciais de ministros àquela Igreja, por discordarem de determinados pontos doutrinários.

Índice[esconder]

1 História
2 O Desenvolvimento
2.1 1932-1960
2.2 Década 1970
2.3 Década de 1990
2.4 Pontos doutrinários
2.5 Líderes iniciais
2.6 Organização
3 Ligações externas
//
[editar] História
A denominação surge de uma divergência entre os dois missionários da Assembléia de Deus no Nordeste (Samuel Nysrtron e Gunnar Vingren) com respeito a salvação pela graça por meio da fé, sem o necessidade de méritos próprios (ou seja: sobre se é necessário fazer algo a mais do que acreditar em Jesus Cristo para ser salvo), e a segurança eterna do crente genuíno. A divergência foi evidenciada em algumas publicações, a qual se tornou tema de convenções.
Com essas publicações contraditórias um grupo de religiosos elegeu o Pr. Manoel Higino de Souza, para fazer uma carta ao missionário Nils Kastberg, pedindo para marcar uma convenção onde ele achasse melhor, a fim de que estudassem esses pontos doutrinários.
Enviaram, então, uma carta solicitando a convenção. Entre 20 de maio um grupo de dissidentes passou a se reunir em Mossoró para estudos bíblicos, oração e outras práticas ritualísticas esperando uma resposta divina. Somente em 13 de dezembro de 1932 receberam uma carta, assinada pelo missionário Nils Kastberg, negando a realização da convenção. Na carta o sacerdote dizia “estar de acordo com os ensinos da salvação condicional, e quem estivesse aborrecido que saíssem para onde quisessem...” .
Diante do impasse, diversos pastores, presbíteros e evangelistas resolveram entregar suas credenciais de ministros e fundaram, no mesmo dia, a nova instituição. Inicialmente a denominação surge com o nome de Assembléia de Cristo e em 1934 passou ao nome definitivo de Igreja de Cristo. Para que os membros não confundissem Igreja e Templo os líderes da igreja decidiram usar o nome de Casa de Oração da Igreja de Cristo na frente dos templos.
[editar] O Desenvolvimento
[editar] 1932-1960
Período de expansão missionária. Abriram-se trabalhos em Apodi, Itáu, Caraúbas, entre outros.
[editar] Década 1970
Avivamento pentecosta nas unidades eclesiásticas do Ceará e do Rio Grande do Norte, com relatos de milagres por parte dos fiéis, surgindo nesta época vários trabalhos e novos obreiros. Nesta época foi a criado o Seminário da Igreja de Cristo na cidade de Fortaleza, que contribuiu com a formação de diversos sacerdotes.
[editar] Década de 1990
A igreja passa por uma reformulação organizacional com vistas a impulsionar a expansão da denominação..
[editar] Pontos doutrinários
A Igreja de Cristo possui alguns ensinos característicos que, embora possam ser compartilhados por algumas outras igrejas cristãs, são considerados por seus membros como diferenciais doutrinários.
Enquanto a maioria das igrejas de cunho pentecostal defendem a perseverança (isto é: a aplicação constante à piedade religiosa) como condição para a salvação, a Igreja de Cristo ensina que uma vez que um homem se arrepende de seus pecados e reconhece a morte de Jesus Cristo como expiação dos mesmos está salvo eternamente. Afirma que se Deus é eterno e sua obra também é, logo a salvação não pode jamais ser perdida.
A maioria dos pentecostais acredita que o batismo com o Espírito Santo é uma ocorrência sobrenatural pela qual o cristão recebe dons sobrenaturais, sobretudo o de falar na "língua dos anjos". O próprio termo pentecostal se origina desta crença, já que baseia-se num relato do livro de Atos de que os apóstolos estavam reunidos no dia de Pentecostes quando o Espírito Santo veio sobre eles e eles passaram a falar em línguas desconhecidas. A Igreja de Cristo ensina, entretanto, que o batismo do Espírito Santo não tem manifestações de transe e acontece no momento da conversão.
Embora tenha divergências doutrinárias com diversas outras denominações protestantes, a igreja tem como ponto doutrinário a boa relação com igrejas de diveros segmentos do protestantismo as considerando, a despeito das divergências, igrejas genuinamente cristãs.
[editar] Líderes iniciais
Pastores
Manoel Higino de Souza
João Vicente de Queiroz
Gumercindo Medeiros
Eustáquio Lopes da Silva
Presbíteros
Cândido Barreto
Tomaz Benvindo
Evangelistas
João Morais
Domingos Barreto
Francisco Alves
João Vicente de Queiroz, que liderou a Igreja de Cristo em Fortaleza de 1946 a 1997 , foi o último fundador da denominação a falecer e morreu no dia 17 de agosto de 1997, com mais de 90 anos.
[editar] Organização
A Igreja de Cristo no Brasil é governada pelo Conselho Nacional composto de todos os pastores presbíteros, evangelistas, diáconos, missionários, dirigentes, igrejas locais e congregações. Por sua vez os oficias das igrejas e congregações estão organizados em Conselhos Regionais que possuem autonomia administrativa. Possui ainda a SENAMIC (Secretaria Nacional de Missões), órgão responsável, junto ao Conselho Nacional, pela obra missionária no Brasil e no exterior. Cada igreja local possui seu Conselho ou Liderança e Diretoria que é responsável pela administração da mesma.