“O Evangelho segundo os santos Evangélicos”

Juan Carlos Ortiz.

Nos séculos mais recentes, porém, temos ouvido falar de um outro evangelho – um

evangelho cujo centro é o homem, um evangelho humano. Ê o evangelho da oferta tentadora; o evangelho da venda fácil; o evangelho do negócio vantajoso que ninguém pode recusar. Os pregadores dizem: "Amigos, se aceitarem Jesus..." (E aqui já encontramos um erro, pois é Jesus quem nos aceita, e não nós a ele. Mas nós colocamos o homem no lugar de Jesus, e agora o homem é a figura mais importante.) Os evangelistas dizem: "Jesus está batendo à porta do seu coração. Por favor, abram a porta! Não vêem que ele está lá fora, de pé, ao frio e ao vento? Coitado de Jesus! Abram a porta para ele." Não é de se espantar que o ouvinte pense que está fazendo um grande favor ao Senhor, ao tornar-se cristão. Costumamos dizer às pessoas: "Se vocês aceitarem a Jesus, vocês terão alegria, paz, saúde, prosperidade... Se derem a Jesus cem cruzeiros, receberão de volta duzentos cruzeiros." Estamos sempre apelando para os interesses humanos. Jesus é o Salvador, a cura para nosso corpo, é o Rei que virá para mim. Este mim é o centro de nosso evangelho. Nossas reuniões são centralizadas no homem. O arranjo do mobiliário, as cadeiras, o púlpito — tudo aponta para o homem. Quando o pastor prepara o programa de culto, ele não pensa em Deus, mas apenas em seus ouvintes. "No primeiro hino a congregação fica de pé; no segundo, ficará assentada, para que as pessoas não se cansem. Em seguida, teremos um dueto para modificar um pouco a atmosfera; depois faremos outra coisa. E o culto não deve passar de uma hora para que o povo não se fatigue." Onde é que está Jesus, o Senhor? A letra de nossos hinos segue na mesma linha. "Conta as bênçãos!" "Cristo é meu!" "Estou feliz com Jesus!" Nossas orações também se centralizam no homem. "Senhor, abençoa meu lar, meu marido; abençoa meu gato, meu cachorro, por amor de Cristo, amém!" Esta

petição nunca foi por amor de Cristo. É por amor a nós! É certo que muitas vezes empregamos as palavras corretas, mas com a atitude errada. Enganamos a nós mesmos. Nosso evangelho é como a lâmpada de Aladim; pensamos que podemos esfregá-lo e obter tudo que quisermos. Não é de admirar que Karl Marx tenha dito que a religião é o "ópio das massas". Talvez ele tivesse razão; ele não era nenhum tolo. Ele sabia que o evangelho, para muitas pessoas, era apenas uma fuga.

Mas Jesus Cristo não é ópio. Ele é Senhor. Quando ele se dirige a nós na qualidade de Senhor, temos que ir ao seu encontro e entregar-lhe nossa vida, e obedecer as suas ordens. Se nossos líderes eclesiásticos fossem ameaçados pelas autoridades religiosas e pela polícia como o foram os apóstolos, provavelmente, eles teriam orado a Deus nos seguintes termos: "Pai, tem misericórdia de nós. Socorre-nos, Senhor. Tem misericórdia de Pedro e João. Não deixe que os soldados toquem neles. Concede-nos um meio de livramento. Não permita que soframos. Olha o que estão fazendo conosco. Ó Senhor, detém estes homens; não permita que nos causem nenhum mal." Nós, nos, eu, me.