Convicção e firmeza

Irmãos, irmãs e amigos ouvintes, graça e paz vos sejam multiplicadas. Fui a semana passada a cidade de Pau dos Ferros, para participar do culto de Missões da nossa Igreja naquela cidade, e aproveitei a viagem ali, para visitar a nossa irmã Terezinha, viúva do nosso amado irmão Raimundo Tomaz de Aquino, conhecido na intimidade por “Careca”que passou a estar com o Senhor no final do ano Passado. O Careca foi uma coluna na caminhada da Igreja de Cristo em Pau dos Ferros, desde há muitos anos. Venho da Igreja Presbiteriana da cidade de Alexandria e em Pau dos Ferros filiou-se à Igreja de Cristo, tendo nela militado até não poder mais continuar militando. Foi um braço forte que apoiou sempre os obreiros e pastores que passaram na direção da Igreja de Cristo naquela localidade. Entre estes obreiros eu tive o prazer de gozar do seu apoio e companheirismo durante os três anos que tive pastorando a Igreja. Sempre alegre, sem dificuldades para prestar o seu apoio ao trabalho da nossa Igreja.Sempre acolhedor juntamente com a esposa Terezinha e a filha Marta, e ninguém que passava por ali ficava sem a atenção e cuidados da família. Era um ponto de apoio certo que tinha, quando andava ainda de ônibus e que precisava pernoitar na cidade, as portas da casa sempre estavam abertas. Mas o Careca envelheceu e aproximou-se do final da Carreira que lhe estava proposta. Adoeceu, ficou convalescente algum tempo e passou a estar com o Senhor contando 93 anos de idade, podemos dizer que partiu farto de dias. Durante o tempo que convalesceu, ficou sem conhecer ninguém, inclusive a esposa e a filha, não falava mais, não se alimentava, e toda movimentação física era feita pelas mãos da família. Só teve uma coisa que jamais esqueceu. Todas as vezes que lhe perguntaram se ainda era crente e enquanto pôde ouvir, meneava a cabeça afirmativamente que sim. Esqueceu do nome das pessoas, das próprias pessoas, dos amigos, dos pastores, esqueceu de tudo, mas não esqueceu de confessar a sua crença em Jesus. A irmã Terezinha me contou isso com tanta alegria e com intenso brilho nos olhos manifestando satisfação pela confirmação e firmeza na fé daquele que durante muitos anos ao seu lado, compartilhou de toda uma vida de companheirismo e esposo dedicado. E eu, fiquei pensando e me perguntei, o que será possível em nos fazer esquecer de Jesus? A minha conclusão foi pronta e definida. Nada, nem a perspectiva da morte é suficiente para nos fazer esquecer do mestre amado. O apóstolo Paulo escreveu a sua experiência de vida quando pressentiu que estava próximo da morte dizendo:” Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.II Tim. 04:06-o8” A convicção e firmeza da fé que Paulo professava ia além das circunstancias, mesmo sabendo que a morte estivesse proxima. Em determinado momento ele confirmou: “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.II Tim. 01:12. Eita que o Careca partiu cheio de esperança, convicção e firmeza na fé. Que exemplo, que testemunho. Este pode descansar em paz. Irmãos, irmãs e amigos, graça e paz vos sejam multiplicadas.