A cidade da semana.

A Patir deste sábado, estaremos colocando na nossa página, reportagens relacionadas com cidades da Região, onde a nossa Igreja está atuando. Começaremos com a cidade de Umarizal. Abaixo algumas informações sobre a cidade e a nossa Igreja alí.
No começo do século XVIII, quando foi concedido ao padre Manoel Pinheiro Teixeira e a Joseph Ferreira, sesmarias de terras situadas entre as serras da Mãe d'Água e a do Catolé, às margens do riacho Umari, tinha início um povoado, e a primeira preocupação dos novos donos foi implantar fazendas de criação de gado e lavoura.Inicialmente a comunidade foi denominada de Gavião, em virtude de parte das terras pertencentes ao padre João de Paiva, ficar na nascente do riacho Gavião. Na trajetória pelo progresso local destacaram-se as figuras dos proprietários Domingos Rodrigues Pereira de Miranda, Francisco da Silva Cardoso e o Tenente Reginaldo Pereira de Oliveira.Em virtude da prosperidade econômica ali desenvolvida, o Senado da Câmara de Natal nomeou em março de 1741, uma autoridade judiciária, o juiz de Vintena Bonifácio Soares Guedes para atender às demandas da localidade.No início do século XIX, no povoado de Gavião já existiam muitas casas, grandes fazendas uma abrangente atividade rural. A povoação continuou crescendo à margem do riacho Gavião, por onde passava uma estrada que servia de caminho para os comboios que saíam da Paraíba com destino a Mossoró. Em 1894, a localidade ganhou seu primeiro açude. No ano de 1902, o arruado que continuava em progresso já tinha cemitério e a capela do Sagrado Coração de Jesus. Por decisão da Intendência de Martins, em 1925, o nome do povoado foi mudado para Divinópolis. Em 1943, estava em fortalecimento econômico, e teve seu nome outra vez mudado, passando a se chamar Umarizal, numa referência à grande quantidade de umarizeira existente na região, que consegue, mesmo em período de estiagem, molhar o solo debaixo de sua copa com gotejamento, sendo conhecida como a árvore que verte água.

No dia 27 de novembro de 1958, pela Lei nº 2.312, Umarizal desmembrou-se de Martins e tornou-se um novo município potiguar. A cidade já foi chamada de Gavião (nome do povoado que deu origem a cidade, quando ainda fazia parte da comarca de Martins) e de Divinópolis (nome que teve que ser alterado devido a cidade homônima de Minas Gerais) Cidade com uma população de aproximadamente 10.819 habitantes sendo, 5.257 do sexo masculino e 5.562 do sexo feminino. Faz parte do Estado do Rio Grande do Norte, com cerca de 230 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 48.08 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE


A Igreja de Cristo em Umarizal foi organizada no ano de 1.972, pelo pastor Geraldo Rodrigues de Lima, tendo realizado os primeiros cultos na casa do irmão Epitácio Félix da Silva. Hoje, uma grande Igreja com a sua Casa de Oração construida na rua Taquina Alves, 293 no centro da cidade. Deus tem abençoado grandemente aquela obra, e o nosso desejo é que Deus continue fazendo grandes maravilhas.
Pastor Gezilau Rocha, atual pastor da Igreja de Cristo em Umarizal, dez anos desenvolvendo o seu ministério naquela Igreja.
A Igreja de Cristo em Umarizal, em uma noite especial de adoração ao Senhor dos Exércirtos e o grande guardião da sua Igreja.