Apostolos - Até quando

Irmãos, irmãs e amigos, graça, misericórdia e paz vos sejam multiplicadas. Iniciaremos hoje nesta seqüência de uma palavra a você, uma série de comentários sobre a vida, trabalho e morte dos homens que Jesus chamou para ser os seus apóstolos. Na tradição cristã, os apóstolos, também chamados de discípulos de Jesus, foram os judeus enviados por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo antigo. Eram em total doze pessoas. Segundo o Evangelho de Lucas, "Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13).Os tempos apostólicos - no sentido estrito do termo - constituem o período de vida dos doze, da ressurreição de Jesus, até à morte de cada um deles.O sucesso da estratégia incutida ao cristianismo pelos apóstolos é evidente. Enquanto que o judaísmo permaneceu uma religião monoteísta transmitida de geração em geração, o cristianismo foi adaptado por outros povos (o Império Romano teve um importante papel na sua divulgação) e cresceu para influenciar a história e cultura da Europa desde então. O Novo Testamento só registra a morte de um dos apóstolos: Tiago, filho de Zebedeu, que foi executado por Herodes Agripa I pelo ano 44 d.C. (Atos 12:2). Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo, fazia parte dos 12, mas perdeu sua designação de apóstolo após trair Jesus, e foi se enforcar, mas ao que tudo indica, não teve êxito, morrendo de outra forma (Atos 1:18). Dos doze temos os nomes:




Pedro

- Foi mártir na cidade de Roma em cerca de 64 d.C., durante a perseguição dos cristãos pelo imperador Nero.


André

- Foi para a terra dos canibais, que hoje são os países que compuseram a ex-União Soviética, região identificada por Cítia, por Eusébio de Cesaréia. Os cristãos daquela região atestam que ele foi o primeiro a levar o Evangelho para lá. Ele também pregou na Ásia Menor, hoje conhecida como Turquia, e na Grécia, onde foi martirizado. É considerado o fundador da igreja em Bizâncio (Constatinopla e, atualmente, Istambul), motivo pelo qual é considerado o primeiro Patriarca de Constantinopla.


Tomé

- Foi provavelmente o mais ativo dos apóstolos ao leste da Síria. Uma tradição informa que ele pregou até a Índia. Os cristãos indianos chamados Martoma, uma denominação muito antiga dentro do Cristianismo, o reverenciam como o fundador dela.


Filipe

- Possivelmente teve um ministério muito poderoso em Cartago, no Norte da África, e então na Ásia Menor, onde a mulher de um procônsul romano se converteu.


Mateus

- O coletor de impostos e escritor de um dos Evangelhos, ministrou na Pérsia (atual Irã) e na Etiópia.


Bartolomeu

- Fez viagens missionárias para muitas partes. Porém tal informação é passada através de uma tradição. Ele teria ido à Índia com Tomé, voltou à Armênia, e foi também à Etiópia e ao sul da Arábia.


Tiago, filho de Zebedeu

- Também chamado de Tiago Maior, foi um dos primeiros discípulos de Jesus.


Tiago, filho de Alfeu

- Também conhecido como Tiago Menor, é um dos pelo menos três outros Tiagos referido no Novo Testamento. Existe alguma confusão sobre quem seria quem, mas este Tiago é considerado como sendo o que ministrou na Síria.


Simão, o Zelote

- Teria ministrado na Pérsia e martirizado naquela região.


Judas Tadeu ou Lebeu

- Um dos três Judas relacionados com o ministério terreno de Jesus Cristo, foi chamado para ser um dos doze, não podendo ser confundido com o traidor Judas Iscariotes (cfr. João 14:22). Diz a tradição que se dedicou à pregação do Evangelho na Judéia, Samaria, Mesopotâmia (hoje região do Iraque) e na Pérsia.


João

- É o único dos apóstolos que se pensa ter morrido de morte natural em idade avançada. Ele era o líder da Igreja na região da cidade de Éfeso, e é dito de que tinha Maria, a mãe de Jesus, em sua casa, de quem cuidava. Durante a perseguição do imperador romano Domiciano, pelo meio da década de 90 d.C., ele foi exilado na Ilha de Pátmos. Foi ali, segundo se crê, que ele teria escrito o último livro do Novo Testamento: o Livro do Apocalipse. Uma tradição latina muito antiga informa que ele escapou sem se queimar, depois de ter sido jogado num caldeirão de óleo fervente. Isso teria acontecido na cidade de Roma.

.

Judas Iscariotes

- Teria sido convocado pelo próprio Jesus, mas traiu o Mestre enquanto este orava no Getsêmani.

.





Matias - Escolhido para ficar no lugar de Judas Iscariotes. Uma tradição diz que foi para a Síria com André. Irmãos, irmãs e amigos, graça, misericórdia e paz vos sejam multiplicadas.

Notícias & Informações

01 – A semana que passou aconteceu na nossa Igreja a cerimônia matrimonial de 05 casais membros da nossa Igreja. Durante todo ano acontecem diversas dessas cerimônias. São irmãos que resolvem colocar a vida matrimonial legalizada e aproveitando a gratuidade do casamento, depois de aceitarem a Jesus acertam a vida conjugal. Lembramos que a nossa Igreja acompanha todo processo de orientação aos irmãos que desejarem regularizar a situação matrimonial.

02 – Nos dias 27 e 28, o pastor David Marroque Teixeira, estará na cidade de Ceará Mirim para cooperar com o trabalho evangelístico naquela cidade. Oremos pelo pastor e pela equipe que estará com ele participando deste trabalho.

03 - Nesta quinta-feira dia 29, a nossa Igreja aqui em Apodi, estará vivendo um dia festivo e de muita reflexão. É que estará acontecendo a exposição do projeto aproximação durante o culto de missões regional que acontecerá naquela data. Diversos obreiros da Região estarão aqui conosco participando deste momento de muitas bênçãos de Deus. Você não pode estar ausente deste momento.

04 – Vem aí o V Encontro de jovens da Igreja de Cristo em Apodi durante a semana santa, nos dias 06 a 08 do próximo mês de abril. Faça a sua inscrisção e participe. O referido Encontro acontecerá na cidade de Serrinha dos Pintos. Procure o pessoal da diretoria e se oriente melhor.

A oração nossa de cada dia.

Os testemunhos que temos de vidas que se dedicaram a oração e confiaram em Deus e na sua misericórdia, são bastante animadores e manifestam grande confiança por parte de homens e mulheres que viveram na dependencia do Senhor. Basta ler a bíblia e encontraremos a história de vida vitoriosa como a de Abraão, Noé, Isaque, Jacó, Ana, Samuel, Davi, Sansão, Josué, Moisés, os apóstolos, o proprio Jesus, Maria, Pedro, Paulo, a Igreja, e você e eu poderemos aumentar a relação porque o nosso Deus também nos ouve quando clamamos, e Ele espera que clamemos e nos coloquemos aos seus pés com confiança e na convicção de que Ele nos responde. Não acredite na conversa do diabo que lhe diz que a sua oração não será ouvida porque você não faz parte deuma pseudo elite escolhida pelo Senhor, o Senhor não age assim, isto é maligno. Ele ouve a nossa oração, Ele nos ouve quando clamamos assim diz as escrituras. Se aqueles homens e mulheres do passado alcançaram vitórias, você e eu alcançaremos hoje porque o Senhor é mesmo.

Segunda-feira:

Dirigente: Bispo Tarcísio Pr. Francisco Gomes Presb. Girnaldo, Irmã Socorro Fernandes, Irmão Neemias Presb. João Maria Irmã Maria Helena, Irmã Carminha, Diac. Estevinho Pr. David Marroque Teixeira Irmão José Francisco Irmão Jessé Irmã Rosangela Irmã Gorette Diácono Nilson Viana Torres Irmã Maria Pinto,

Terça-feira

Dirigente: Irmã Socorro Presb. João Maria Neemias Silva, Irmã Maria Presb. Girnaldo Pr. Francisco Gomes Ev. Ivo Martins, Irmã Cilas Fernandes Bispo Antonio Tarcísio Barros Ev. Ivo Martins Diác. Máriton, Pr. David Marroque Teixeira Irmão José Francisco co Irmão Jessé Irmã Rosangela Irmã Maria Pinto Diac. Raimundo Francisco

Quarta-feira

Dirigente Irmã Sebastiana Irmã Carminha, Pr. Francisco Gomes Irmã Alvaní Fernandes, Presb. João Maria Presb.Girnaldo, .: Ev. Ivo Martins Irmão Neemias Irmã Gorete Gurgel, Irmã Maria Helena, Bispo Antonio Tarcísio Dias Pr. David Marroque Teixeira Irmão José Francisco Irmão Jessé Irmã Altiva, Diácono Nilson Viana, Irmã Rosangela.

Quinta-feira

Dirigente Diác. Estevinho, irmã Maria Helena. Irmão Neemias Diácono Máriton Irmã Socorro, Irmã Jailma de Souza Presb. Girnaldo: Pr. Francisco Gomes Ev. Ivo Martins Irmã Socorro Irmão Luan Pedro Paulo Pr. David Marroque, Irmã Maria Pinto, Irmão Jessé, Irmão José Francisco, Diác. Raimundo Francisco, , Wigna Costa, Irmã Rosangela, Diácono Nilson Viana.

Sexta-feira

Dirigente Irmã Maria Helena Bispo Tarcísio Presb. João Maria, Irmã Socorro, Irmã Sebastiana Presb. Girnaldo, Pr. Francisco Gomes. Irmã Edneide,: Dias, Irmã Gorette Gurgel, Pr. David Marroque, Irmão Jessé, Irmão José Francisco, Diác. Raimundo Francisco, Irmã Cilas Fernandes, Valesca, Irmão Luan, Irmã Rosangela Diácono Nilson Viana


APOLO
ATOS 18:24-28


Deus concedeu uns para serem apóstolos, outros para serem profetas, outros evangelistas, outros para serem pastores e mestres. Encontramos isto na carta de Paulo aos Efésios. Certamente muitos se sobressaem no ministério, enquanto outros quase não aparecem. Assim também foi com um servo de Deus chamado Apolo. Ele é mencionado no livro de Atos capítulo 18, ele apareceu repentinamente em Éfeso, era natural de Alexandria. Era um pregador eloqüente e poderoso nas Escrituras. Algumas pessoas têm um dom natural de serem eloqüentes, dominam a oratória e conseguem convencer muitos. Além de ser eloqüente ele era instruído no caminho do Senhor, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus. Mas ninguém dá o que não tem. Ele não havia ouvido o ensinamento por completo, e somente sabia até o batismo de arrependimento pregado por João Batista. Também hoje encontramos pessoas eloqüentes, sérias, que ensinam uma parte da Palavra, mas não sabem ou não experimentaram outra parte das Escrituras.
Havia ali um casal, Áquila e Priscila, que haviam ouvido a mensagem do Evangelho de forma mais completa, eles se aproximaram de Apolo e o instruíram com mais exatidão o caminho de Deus. Aqui vemos um servo que embora fosse instruído, e fosse um pregador eloqüente, estava pronto a aprender. Ele permitiu que aquele casal aprimorasse seus conhecimentos. Agora estava mais preparado, mais equipado, e desejando percorrer a província da Acáia, os irmãos de Éfeso escreveram cartas às igrejas daquele lugar, para que o recebessem, e ele foi um instrumento de grande valor, convencendo principalmente os judeus que Jesus de fato era o Cristo, o Messias que eles estavam esperando.
Você que está lendo esta breve mensagem a respeito de Apolo, também pode aprender algo dele. É preciso ser instruído no caminho do Senhor. É preciso conhecer as Escrituras para poder ensinar outros. Somente eloqüência não é suficiente. Também devemos estar dispostos a aprender com outras pessoas que para desenvolver melhor nossa pregação da Palavra. E finalmente devemos estar prontos a trabalhar com outros para que muitos sejam salvos.



O poder da Oração

(Tiago 5:16b)

Queridos irmãos e amigos, Graça e Paz!

“A oração do Justo pode muito em seus efeitos”. Este versículo é bastante conhecido e lembrado em nosso meio, inclusive é o texto em que baseamos a nossa palavra desta semana. Realmente Deus nos deu uma importante arma chamada Oração através da qual temos acesso livre ao Trono da Graça do Pai e conseguimos receber aquilo que pedimos, conforme a Sua Vontade, assim como o próprio Jesus afirmou: “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (MT. 21:22).

A oração tem uma ação tão eficiente que os grandes milagres registrados na Bíblia aconteceram após uma oração. Vejamos: Antes de ressuscitar a Lázaro Jesus fez uma breve oração e em seguida ordenou que Lázaro saísse do túmulo. Em João 11:41-43 está registrada esta oração. Elias quando enfrentou os profetas de Baal, num duelo nunca visto, onde o deus que respondesse com fogo esse seria o deus verdadeiro, fez uma oração rápida e Deus enviou tanto fogo que consumiu, não apenas o holocausto, mas a lenha , as pedras, a terra e ainda labéu a água que estava ao redor do altar. Os profetas de Baal foram totalmente desmoralizados e desmascarados (I Rs. 18:36-38). Neste mesmo capítulo de I Reis vemos Elias orando para chover e houve uma abundante chuva.

Nós poderíamos passar muito tempo escrevendo aqui exemplos da Bíblia e também de irmãos e irmãs que oraram e um milagre aconteceu, demonstrando assim a eficácia e o poder da oração. Não há como negar que a oração é poderosa e de extrema importância para a vida do crente, pois é ela que nos mantêm em contato com Deus e é o instrumento de conversação entre o Pai e nós, seus filhos. Por isso queremos lhe fazer uma pergunta: Qual a importância, o valor que você tem dado a oração? Quanto do seu tempo é gasto para dialogar com o Teu Pai Celeste? Você participa dos trabalhos de oração que a Igreja promove?

Precisamos desenferrujar a nossa arma chamada Oração e a usarmos com mais freqüência. Já sabemos, através dos exemplos aqui mencionados e os muitos outros registrados nas Escrituras Sagradas de que há muitos efeitos na oração de um justo. Há poder na oração. Nós cremos no poder da Oração. E você?

Deus vos abençoe!