Projeto Aproximação - Confirme.

Projeto Aproximação

01 - O que é:

Este projeto nasceu da verificação da distancia entre as nossas Igrejas na Região e a nossa Igreja na cidade de Irecê na Bahia. A Igreja mais próxima de Irecê está aproximadamente há uns 1.100 kms. Na ultima viagem que fizemos lá, nos mês de janeiro deste ano de 2012, podemos observar que a distancia dificulta o entrosamento e provoca diferenças fundamentais entre as igrejas da nossa Região. Então foi quando resolvemos organizar em forma de projeto o “Aproximação” Que é nada mais do que um conjunto de esforços objetivando a possibilidade de aproximação entre as Igrejas mencionadas.

02 – Objetivos:

01.- “Aproximação” este é o principal entre os demais. Levando-se em conta a experiência vivida por Neemias quando reconstruía os muros em Jerusalém e a constatação que fez quando já a obra estava avançada, ele resolveu o problema aproximando os trabalhadores nos seus postos de trabalho. Assim lemos:E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros. No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós. Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas. Neemias 4:19-21” A medida colocada em prática resolveu o problema e fortaleceu o trabalho desempenhado pelos construtores havendo maior segurança e mais firmeza nos resultados apresentados pelos que tinham a tarefa de reconstruir os muros. . “A aproximação dos obreiros e a troca de experiência” Sem dúvidas somos um povo sofrido como Igreja, E este sofrimento se evidencia de forma profunda e radical na vida de cada obreiro. As suas necessidades, dificuldades, desolações, decepções, as perseguições sofridas, as privações com a família, suas experiências com Deus, seus conhecimentos bíblicos, suas experiências com o dia a dia do seu rebanho, seus traumas pessoais, seus infortúnios e a luta que quase não tem fim, devem servir de motivações para aproximação em busca de auxílio e de conforto em cada experiência.

02.“Convivência e compartilhamento” As nossas igreja aqui na Região vivem experiências agradáveis na medida em que se entrosam em uma convivência de muita comunhão e compartilham os dons e o serviço que a todas é dado usufruir. A distancia tem entre outras desvantagens a capacidade de afastar, de privar, alongar esta excelente experiência da vida humana que a convivência e o compartilhamento beneficiam, quando em grupos temos os mesmos objetivos e trabalhamos em uma só direção. Esta foi a experiência do apóstolo Paulo quando chegou na cidade de Éfeso encontrando a dois irmãos com quem compartilhou a fé e dividiu as experiências de trabalho pois eram do mesmo oficio, pois assim lemos: “E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. Atos 18:01-03”

03.”Manter a comunhão “ Fica muito melhor e mais facilitado quando os irmãos que vivem em localidades diferentes têm a oportunidade de motivar e manter a comunhão como forma de entrosamento, troca de idéias, de métodos de trabalho, quando compartilham experiências vividas com o Senhor, quando desfrutam do companheirismo mútuo e dividem as dificuldades e as soluções para cada situação desfavorável. A bíblia nos dar o exemplo de como viviam os discípulos nos alvores do cristianismo da seguinte maneira: “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:41-47”

03 – Como acontecerá:

A Igreja de Cristo será implantada em sete cidades principais que ficam ao logo do nosso caminho até a cidade de Irecê na Bahia. Sendo elas: Cajazeiras na Paraíba, Salgueiro e Petrolina em Pernambuco, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina e Morro do Chapéu na Bahia. Com esta demonstração a seguir deixaremos os nossos irmãos mais inteirados sobre cada cidade:

1. Cajazeiras na Paraíba - Cajazeiras é um município brasileiro, situado na extremidade ocidental do estado da Paraíba. Pertencente à Mesorregião do Sertão Paraibano e à Microrregião de Cajazeiras, localiza-se a oeste da capital do estado, distante desta cerca de 476 km.[3] Ocupa uma área de 586,275 km², dos quais 2,8193 km² estão em perímetro urbano. Sua população recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 foi de 58 437 habitantes, sendo o oitavo mais populoso do estado e o primeiro de sua microrregião.

2. Salgueiro Pernambuco - Salgueiro é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Distante a 518 km da capital pernambucana, Recife, foi elevada à condição de freguesia no dia 12 de maio de 1843, sob o nome de Santo Antônio do Salgueiro, integrante da freguesia de Cabrobó e emancipada em 30 de abril de 1864. Salgueiro tem uma população de 56.99a habitantes é conhecida como "Encruzilhada do Nordeste" e é o sétimo maior PIB do Sertão de Pernambuco, atrás apenas de Serra Talhada, Araripina, Arcoverde, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia e Petrolina.

3.Petrolina em Pernambuco – Petrolina é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Em conjunto com o vizinho município de Juazeiro, na Bahia, forma o maior aglomerado urbano do semiárido. Tem a segunda maior população e o maior PIB do interior de Pernambuco.

Banhado pelo rio São Francisco, integra, em conjunto com os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, e Cabrobó, estes localizados em Pernambuco, e os municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho, a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, maior exportador de frutas[7] e segundo maior pólo vitivinicultor do Brasil.[8]

Localizada a 730 km da capital pernambucana, Recife, Petrolina possui a 6ª maior economia do estado, representando 3,37% da riqueza pernambucana. Em 2008 seu PIB ultrapassou o de Caruaru, saindo da 7ª para a 6ª posição no ranking estadual. Considerando-se apenas o interior de Pernambuco, Petrolina tem o maior PIB, já que Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Recife, as cinco maiores economias do estado, estão compreendidas na Região Metropolitana de Recife.[9] .A cidade vem obtendo um forte crescimento econômico e de contingente populacional. Segundo o IBGE, a cidade atingiu 294.081 habitantes em 2010 e registrou um crescimento real de 34,56% no período de 2000 a 2010, sendo, tanto pela economia quanto pela população, a principal cidade da Região do São Francisco.

4 Juazeiro na Bahia - O município de Juazeiro, no norte do estado da Bahia, implantado à margem direita do Velho Chico, situa-se no ponto exato onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil. A primeira, fluvial, representada pelo Rio São Francisco, integrando o norte ao sul. A segunda, um caminho das bandeiras, aberto pelos paulistas, sob o comando de Domingos do Sertão, pelos baianos sob o comando de Garcia d'Ávila II, pelos pernambucanos sob o comando de Francisco Caldas e pelos portugueses sob o comando de Manuel Nunes. Somente no fim do século XVII, à sombra protetora da árvore - mãe do sertão, o juazeiro, começa a surgir o que hoje se constitui num dos mais importantes núcleos urbanos do interior nordestino. Foi criado em 1833, sendo que desde 1596 seu território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, chegava à região uma missão são-franciscana para catequizar os índios da região. Ergueram um convento e capela com uma imagem da Virgem que, de acordo com a lenda local, fora encontrada em grutas das imediações, por um indígena. Deu-se ao local o nome de Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.

Evolução Populacional

• 1991-128.767 hab.

• 1996-171.414 hab.

• 2000-174.567 hab.

• 2011-288.874 hab

5. Senhor do Bonfim na Bahia - A história da formação de Senhor do Bonfim está diretamente relacionada à busca de ouro e pedras preciosas e à introdução da criação de gado no sertão baiano. Em fins do século XVI, portugueses pertencentes à Casa da Torre, organizavam expedições com destino ao rio São Francisco e às minas de ouro de Jacobina, iniciando a ocupação do interior da província e a formação de vias de comunicação com o litoral. Situado em zona de passagem dessas expedições, estabeleceu-se no território do atual Município uma rancharia de tropeiros no século XVII, servindo de pouso para vaqueiros, bandeirantes e desbravadores que transitavam naquela Região. Atualmente está com cerca de 74 mil habitantes e uma área de 817 km².

6. Jacobina na Bahia - Jacobina é um município brasileiro do estado da Bahia criado em 1722. Localiza-se a latitude 11º10'50" sul e a longitude 40º31'06" oeste, estando a uma altitude de 463 metros. Sua população estimada em 2010 era de 79285 habitantes. Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, Jacobina se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico.

7. Morro do Chapéu na Bahia – Morro do Chapeu Localiza-se a 384 km a noroeste da capital do estado, na zona oriental da Chapada Diamantina e possui altitude média de 1.100 m. Os pontos de maior altitude podem chegar a 1.350m, sendo, portanto, uma das cidades mais frias do estado com temperaturas beirando os 10°C em algumas épocas do ano. A população de Morro do Chapéu é de 34012 de habitantes. Morro do Chapéu ocupa a 69ª (sexagésima nona) posição de cidade mais populosa no estado de BA.

04 – Como será mantido o projeto:

Todos sabem que um projeto nesta dimensão é caríssimo. Falo dentro da nossa realidade econômica. A previsão para os recursos que deveremos dispor caso fosse implantada a Igreja este ano nas sete cidades teríamos a necessidade de aproximadamente a quantia de R$ 20.300,00 (vinte mil e trezentos reais) mensal para sustentar o projeto funcionando. Isto com o salário para o obreiro (dois salários) igual a quantia de 1.250,00 (um mil duzentos e cinqüenta reais). E para aluguel da casa e /ou para salão para reuniões R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais) e para água e energia elétrica R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais). Um total de R$ 2.900,00 (dois mil e novecentos reais) para cada cidade. Somando-se esta quantia por sete teremos: R$ 20.300,00 (vinte mil e trezentos reais mensal). Esta quantia será adquirida através de ofertas voluntárias de Igrejas, de irmãos de patrocínio e de outras doações que venham a ser destinadas ao projeto.

05 – Obreiros para o projeto:

Sem dúvidas o obreiro para o projeto não será apenas um homem que deseje participar, mas que tenha vocação comprovada e que esteja disposto a pagar o preço de uma vida dedicada e pronta para o duro trabalho de implantação de cada igreja. Problemas como saudades de casa, a distancia da família, e outros de natureza emocional, não deverão acontecer. O obreiro deve estar ciente da dureza da tarefa que tem a desempenhar no rude trabalho e enfrentar a solidão, as dificuldades, as incompreensões que virão, a morosidade que a implantação exige na medida em que temos pressa em alcançar resultados, enfim, deve o obreiro se sacrificar enquanto caminha na longa senda do desempenho do seu ministério e da sua vocação. Se você está disposto, apresente-se.

06 - Primeira peregrinação:

No final de junho para o começo de julho deste ano de 2012, haverá a primeira peregrinação do projeto. A mesma sairá da cidade de Apodi – RN, e terminará na cidade de Irecê na Bahia,percorrendo aproximadamente 1.200 kms. Teremos parada em cada cidade onde pretendemos implantara igreja e realizaremos uma reunião evangelística em um local escolhido para tal. O primeiro dia de peregrinação terminará na cidade de Petrolina, onde realizaremos um culto inteiro e onde pernoitaremos. No segundo dia terminaremos com um culto na cidade de Morro do Chapéu com a participação da Igreja na cidade de Irece, e o terceiro dia ficaremos com a Igreja em Irecê de onde voltaremos para a cidade de Apodi. Cada participante financia as suas despesas, de viagem, de alimentação e de hospedagem durante a peregrinação. Todos quantos desejarem participar poderão desde que esteja disposto a se comprometer com as responsabilidades de financiamento da viagem e de obedecer as normas que serão estabelecidas. Telefones para contatos: (84) 9149-9302 ou (84) 9635-2963. E-mail: davidmarroque@bol.com.br

“Não me diga é difícil, já sabemos, não me diga é possível, nós cremos, levante-se e faça alguma coisa, nós esperamos”