Prosperando na adversidade.

Irmãos, irmãs e amigos graça misericórdia e paz vos sejam multiplicadas. Prosperar nos nossos dias, é um desejo bastante conhecido nestes tempos de consumismo exagerado e sufocante. O significado de prosperar sugere e motiva a grande corrida de todos em busca do alvo. Prosperar significa:  desempobrecer, enriquecer(-se), desenvolver-se, progredir, adiantar, crescer, entre outros. Daí entendemos que prosperar não é maléfico, pecado ou coisa parecida, o perigoso é a forma encontrada para prosperar. Enganando, extorquindo, tomando o que é dos outros, usurpando, subtraindo, e tantas outras práticas. Prosperar, no entanto não é uma ciência para economistas desenvolverem e alcançarem a prosperidade, também não uma mágica que se faz e de repente a prosperidade bate a nossa porta, muito menos não é também uma barganha com Deus como quem troca favores como fazem os bárbaros que jogam os filhos no rio e em troca recebem tranqüilidade e paz. A verdadeira e duradoura prosperidade está mais ligada ao trabalho, a diligencia, ao equilíbrio, a sinceridade, a fidelidade, o esforço empreendido, a habilidade em administrar os bens conquistados e os que haverão de ser conquistados ainda. Prosperar na adversidade é mais difícil ainda. Enfrentar as adversidades, as circunstâncias contrárias, as condições inexistentes, os adversários e invejosos, não é uma tarefa fácil e viável. Mas a bíblia conta, e eu acredito, a história de um homem que prosperou em condições totalmente contrárias. Em uma terra estranha, no meio de um povo invejoso e que não conhecia o temor de Deus, em uma terra ameaçada  pela seca. Isaque, filho de Abraão é o nosso exemplo neste momento para nos dar ensinamentos sobre a prosperidade na adversidade. Estava morando em Gerar terra dos filisteus e foi ali que ele prosperou. Gerar, em hebraico, significa "região" ou "lugar do pernoite" A bíblia fala da prosperidade de Isaque da seguinte maneira: E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam 
Gênesis 26:12-14. Mas porque Isaque prosperou e os filisteus que eram os donos da terra
? Nos versículos acima citados há uma verdade uma verdade que indica os motivos da prosperidade de Iasaque. Lemos: “...porque o Senhor o abençoava. Genesis 26:12”. É tanto que mais tarde Abimeleque rei de Gerar, depois que Isaque saiu daquela terra e estava em Berseba, foi ter com Isaque e confessou: “E eles disseram: havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora entre nós, entre nós e ti, e façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós não te temos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és bendito do Senhor. Genesis 26:28-29” Assim vale a pena prosperar, sob a benção de Deus nenhuma circunstancia ou adversidade impede a prosperidade que queremos e desejamos experimentar, ouça a sua voz, obedeça e se coloque na dependência do seu Espírito ele te fará prosperar. Irmãos, irmãs e amigos graça misericórdia e paz vos sejam multiplicadas.