Cidade de Tibau

Tibau, às vezes referido como Tibau do Norte, é um município brasileiro, localizado na extremidade setentrional do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente ao Polo Costa Branca, à Mesorregião do Oeste Potiguar e à Microrregião de Mossoró, localiza-se a noroeste de Natal, capital do estado, distando desta 328 quilômetros.3 Ocupa uma área de 162,402 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano,6 e sua população foi estimada no ano de 2011 em 3 725 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,5 sendo então o 138º mais populoso do estado e último de sua microrregião.
A sede tem uma temperatura média anual de 27,3°C e na vegetação do município há a predominância das florestas subcadacifólias, tabuleiros litorâneos e os manguezais. Sua taxa de urbanização é de 76,89%, classificando Tibau como o 43º município mais urbanizado do estado. Com apenas dois estabelecimentos de saúde (2009), o IDH do município é de 0,678 (2000), considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o 26º maior do Rio Grande do Norte o 3 344° do país.
Tibau foi emancipada de Grossos na década de 1970. O nome do município deve-se ao fato de estar localizada entre os Jaguaribe e Mossoró. Já a etimologia do topônimo, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, é originária do tupi, através junção de ti + paum, que significa "entre dois rios"
Em 21 de dezembro de 1995, o então governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho, sancionou a Lei n° 6.840, criando o município de Tibau, desmembrando-o, definitivamente, do município de Grossos. No dia seguinte, 22, o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte publicou o ato do governador do estado sancionando a decisão da Assembléia Legislativa de criar o município de Tibau. "A praia de Mossoró" "Tibau do Norte" com Ponta do Ceará. É neste Tibau que acontecerá o nosso retiro no período de carnaval e não em Tibau do sul como alguns estavam confundindo.