O problema pode estar em mim.

O meu professor de ética pastoral nos ensinou que, cada um de nós deve adotar a regra de três quando o assunto for relacionamento pessoal. "Nunca ofenda, nunca se ofenda e nunca se defenda." Isso nos faz um bem enorme. É tão fácil a gente transferir as dificuldades que enfrentamos no relacionamento para as pessoas que as vezes não têm a mínima culpa do que acontece conosco! Em tempo quero dizer que esta prática é muito antiga, vem desde o Éden, Adão, Eva e a serpente deram início a este comportamento desrespeitoso com quem se relacionaram no início da formação da humanidade. Faz muito tempo. Na Igreja que é o lugar do meu convívio constante, acontece muito isso. Estou frio, desmotivado, indiferente, sem vontade de continuar na vida cristã, me sinto abatido, desprezado, excluído, não sou visto com bons olhos por aqueles que em penso que deveriam estar mais perto de mim e como não tenho coragem de olhar bem na realidade dos meus problemas, a coisa mais fácil, é me queixar dos que estão ao meu redor. Seria bom a gente refletir antes do queixume, pois a bíblia proíbe dizendo: "Não vos queixeis uns dos outros. Carta de Tiago " Antes disso, devemos examinar o nosso coração. Será que eu também feri alguém? Será que persegui alguém? Será que prejudiquei alguém com os meus comentários maldosos e afastados da verdade? Será que estou sendo injusto em acusar alguém que me ama, respeita e me tem grande consideração e eu na minha dificuldade estou fazendo juízo mal deste alguém? Enfim, antes de se fazer de vítima, esquadrinhe o seu coração. Sei que é muito difícil proceder assim, mas, é mais saudável, mais correto, mais ético, pois pode ser que o culpado de tudo pode ser eu. Talvez aí esteja a cura da minha dor, o bálsamo para a minha ferida, consolo para minha alma, luz para o meu equívoco, caminho firme para os meus pés, vitória sobre o meu fracasso. Isso funciona, quer ver tente.