Que tipo de conselhos dirigem minha vida?

Texto: Salmo 1:01,06.
Introdução:
Há pessoas que não fazem nada sem antes se aconselhar com alguém. O ato de pedir conselhos faz parte da vida de muita gente, pois um conselho apropriado tem ajudado muitas pessoas a saírem das mais difíceis situações. Porém, outros têm se dado muito mal ao tomar determinados conselhos. Outros ainda rejeitam todo e qualquer tipo de conselhos. Querendo ou não, essas pessoas estão formulando o seu próprio conselho.
O salmo primeiro mostra dois tipos de conselhos, porém há ainda um outro que quero falar. Passemos a vê-los.
1º. O CONSELHO DOS ÍMPIOS
Muita gente tem tido prejuízos irreparáveis por causa de conselhos ímpios dados por pessoas ímpias. Vejamos o exemplo de Roboão, filho de Salomão, que quando assumiu o reinado de Israel após a morte de seu pai tomou o conselho ímpio dos jovens se sua idade no lugar do conselho sábio dos ansiãos que viveram com seu pai. Com essa atitude o reino foi rasgado em duas partes, o que trouxe prejuízos políticos, econômicos, militares e espirituais irreparáveis. (1 Reis 12:01-20).
Talvez você seja mais um que tem ouvido conselhos dos ímpios e tem pagado como por isso, a Palavra adverte categoricamente que é bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios. (Salmo 1:1).
2º. O CONSELHO DE DEUS
Ao passo que a Palavra adverte ao conselho, nos anima a se apegar aos gloriosos conselhos de Deus. A continuação do salmo diz: "Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR e nela medita dia e noite" (vers. 2). A essas pessoas é feita uma série de promessas, aos que estão com o coração voltado para a Palavra. O salmo 119 é uma deliciosa amostra de que quem ouve os conselhos santos de Deus sempre obtém vitórias em sua vida.
Moisés é um exemplo disso. Homem temente e compromissado com o SENHOR, estava sempre preocupado em saber o que Deus queria que ele fizesse. Isso proporcionou uma íntima comunhão entre Moisés e o SENHOR, que por muitas ocasiões estavam juntos conversando. Moisés perguntando o que fazer e Deus aconselhando com sua Palavra Santa, e sempre deram certo as coisas para Moisés toda vez que ele ouviu os conselhos de Deus. Alelúia!
3º. SEU PRÓPRIO CONSELHO
Há ainda um terceiro tipo de pessoa que não aceita conselho de ninguém. O argumento para isso é certo provérbio popular que diz: "Se conselho fosse bom não se dava, vendia." E ainda outro que diz: "Quem vai pela cabeça dos outros é piolho." Ora, querendo ou não, essas pessoas se não escutam conselhos de ímpios e nem de Deus, mas estão formulando seu próprio conselho, o que é perigoso principalmente no que diz respeito a salvação, pois Jesus diz em sua Palavra: "Quem crê em mim, como diz as escrituras, rios de águas vivas fluirão do seu interior" (João 07:38).
Vejamos o exemplo de Nabucodonosor que pelo seu próprio conselho construiu a magnitude do seu império, porém esqueceu de dar a Deus o que é de Deus (a glória) e terminou comendo capim queném boi (Daniel 4).
Conclusão:
Bem, baseado no que foi visto quero lhe dar um conselho. Você toma se quiser, é de graça. Observar a Palavra do SENHOR é tirar para si os bons conselhos alí contidos e a melhor coisa que tu podes fazer. Eu tenho feito isso, e sou testemunha que os conselhos do SENHOR nos fazem bem-aventurados.
Deus abençoe a todos.
Autor: Evangelista João Bosco de Lima - MSN: ev.joaobosco@hotmail.com - TELEFONE: (0**84) 9144-0957.