FATO REAL, LEIA ATÉ O FIM!

Fato ocorrido em 1892.
Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos.
Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:
- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus ter criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.

- É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se pior que uma ameba.

No cartão estava escrito:

Professor Doutor Louis Pasteur, Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França.

"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." (Louis Pasteur).

"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e achará pastagem." João 10.9

Geralmente enfrentamos problemas e dificuldades em nossa vida. Existem problemas variados, que quando se manifestam em nossa vida podem deixar como conseqüência grandes marcas de destruição. Essa destruição, por sua vez, gera um grande sofrimento e nos faz chegar a um ponto em que declaramos que não aguentamos mais. Quando isso acontece algumas pessoas costumam se perguntar: "O que eu fiz para merecer tamanho castigo?" Na verdade, a pergunta que deve ser feita não deve fazer mensão ao que foi feito, mas sim ao que não foi feito. Se não estivermos seguindo os passos de Jesus estaremos sempre expostos à ação do inimigo, a saber, Satanás. O ensinamento bíblico que diz respeito às suas atividades malignas é claro: "Ele só vem para matar, roubar e destruir." Só existe uma forma de nos livrarmos de toda a sua obra: entrando pela porta onde podemos encontrar toda a armadura contra o exército do mal. Jesus Cristo é esta porta. Há uma porção bíblica bastante conhecida que diz: "Se fizeres do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Pois aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os seus caminhos."

Uma escolha decide o futuro da tua vida. Tens de escolher entrar por uma das portas que estão diante de ti. Existe uma porta estreita que dá acesso a um caminho apertado e que conduz o ser humano à presença do Deus Todo-Poderoso. São poucos os que entram por esta porta. Talvez porque ela conduz os que entram por ela a um caminho apertado, ao invés de manifestar coisas atraentes aos nossos olhos materiais. E existe também uma porta larga que dá acesso a um caminho espaçoso, o qual conduz o ser humano à perdição eterna, ou seja, o banimento para longe da presença do ser mais belo do universo: o próprio Deus.

A escolha é sua!
Jailton P. de Paiva - 14/05/2008

"E pôs todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que

Atentemos para a repetida expressão "todas", "sobre todas as cousas", "em todas". Aqui vemos que o triunfo de nosso Senhor foi representado por Sua ascensão ao céu. Realmente, a ascensão do Senhor foi o triunfo definitivo sobre todo o poder de Satanás. Olhemos para o profundo e glorioso significado deste acontecimento. Antes de qualquer outra coisa, a ascensão de Jesus significou o fim de Sua humilhação, pois por ocasião de Sua ascensão se cumpriram as palavras: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome." Se um dia seremos coroados com glória, então é porque nos humilhamos como o Senhor Jesus Cristo, nos humilhamos com Ele, nos identificando plenamente com Sua maneira de ser. O glorioso significado da ascensão do Senhor Jesus nos é revelado na carta aos Efésios: "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as cousas." Isso significa que a ascensão do Senhor foi o cumprimento definitivo das profecias do Antigo Testamento que falam da Sua vinda. Da mesma maneira se cumprirá a profecia sobre Sua segunda vinda. Que promessa maravilhosa! Como poderíamos estar tristes, se a ascensão do Senhor nos garante Sua segunda vinda?

"Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios." 1 Tessalonicenses 5.6

O Senhor exaltado fala claramente à igreja de Sardes e também a nós por meio de Sua palavra: "Sê vigilante!" Adormecemos espiritualmente em relação a três coisas: oração, palavra, testemunho.

1. Estar desperto na vida de oração significa que levamos a sério o poder da oração, que "antes de tudo" estejamos de joelhos lutando, que clamemos a Deus sem cessar, porque sabemos que Ele ouve orações. O Senhor espera por você agora. Talvez Ele já esteja esperando o dia todo por você, ansioso para que você O busque em oração. É Ele que dá a bênção, mas: "Nada tendes, porque não pedis."

2. O sono em relação à Palavra é igualmente enganoso. Você se firma nas promessas que o Senhor lhe deu? A vontade de Deus em relação à nossa santificação está na Bíblia da mesma maneira e com a mesma ênfase com que o Senhor expõe nela a Sua vontade de salvar a todos os homens de seus pecados.

3. Só tem poder e autoridade espiritual aquele que ora vitoriosamente, que leva a Palavra a sério, que não se deixa deter por cansaço mental, mas que continua implorando diante do trono da graça de Deus até ser atendido. Só quem tem uma vida de oração pela Palavra de Deus consegue ter um testemunho vibrante e eficaz!

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3.11

O Senhor ainda não voltou, Ele ainda espera. Mas olhamos constantemente para o grande momento em que seremos transformados e receberemos um corpo "semelhante ao Seu corpo de glória", e com velocidade inimaginável seremos arrebatados para junto dEle nas nuvens. Mas agora nos encontramos exatamente no período sobre o qual Mateus diz: "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram." Eu gostaria de salientar que, neste último trecho do caminho, todos corremos o perigo de ficarmos sonolentos e adormecer. Paulo escreve a Timóteo: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios." Aquele que não anda diante do Senhor em toda a verdade se torna sonolento e fica aberto para os ensinos mentirosos dos demônios. Mas permanecer em toda a verdade significa revestir-nos de toda a plenitude de Cristo: "...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo." Somente Ele é a verdade. Aquele que se reveste dEle, permanece acordado e recebe poder de vitória: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro." Permaneça acordado espiritualmente! E se você já adormeceu, o Senhor lhe diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará."

Pastor MANOEL HYGINO DE SOUZA (1903-1975)

Organizador da Igreja de Cristo no Brasil - Mossoró, 13-12-1932.

Síntese biográfica:

Manoel Hygino de Souza nasceu no município de Angicos/RN, no ano de 1903.

Ainda adolescente, migrou para o Estado do Pará, acompanhando seus pais e outras famílias que fugiam da seca que assolou o Nordeste, naquela época.

Ainda em sua juventude, conheceu o missionário Gunnar Víngren, através do qual veio a crer no Evangelho. Em 1910, filiou-se à Assembléia de Deus, em Belém/PA, onde serviu, inicialmente, como auxiliar.

Casou com Elvira Seabra de Souza, com quem gerou filhos e compôs belos hinos, alguns dos quais fizeram parte da primeira edição da Harpa Cristã, livro oficial de cânticos das AD's.

Vocacionado para o Ministério, foi consagrado a Evangelista, vindo a ser o pastor da AD em Nova Cruz, no ano de 1921.

Foi designado pela Igreja em Belém/PA para pastorear a Assembléia de Deus em Natal, em substituição ao Pastor Josino Galvão de Lima. Assumiu o cargo em março de 1922, permanecendo no mesmo até o final do ano seguinte.

O MINISTÉRIO EM NATAL

O ministério do Pr. Hygino à frente da AD em Natal foi bem sucedido, tanto espiritual como administrativamente. Ao assumir a igreja, esta tinha cerca de 40 membros e congregados que se reuniam em uma casa alugada, na antiga Rua América, 963 (atual Rua Tte. Alberto Gomes), esquina com a então "Rua do Arame" (atual Rua Manoel Vitorino), por trás do Cemitério do Alecrim.

Um dos marcos da sua administração foi o crescimento numérico da igreja, o que gerou a necessidade de um local mais amplo para a realização dos cultos. A igreja decidiu pela aquisição de um terreno para construção de um templo próprio. O local escolhido foi a Rua Amaro Barreto, onde estava se concentrando o desenvolvimento do Bairro do Alecrim (nesse local, na gestão do pastor Bruno Sholymowski, veio a ser construído o primeiro templo da Assembléia de Deus em Natal, onde atualmente encontra-se o prédio do Banco Bamerindus).

No âmbito eminentemente espiritual, seu ministério foi marcado por operações caracterizadas como milagres. Relata-se que certo dia, ao fazer uma visita pastoral a uma crente de nome Maria das Neves da Silva, residente à Rua Araguaya (atual Almte. Ary Parreiras), no Alecrim, encontrou-a em coma, vítima de tuberculose pulmonar. Informado do seu estado pelo médico que se encontrava à sua cabeceira, compadeceu-se da "Irmã Nevinha" e, após ler o capítulo 11 de João, ajoelhado-se e orou ao Senhor com as mãos postas sobre a cabeça da enferma, pedindo que fosse restaurada a saúde dela. O Senhor atendeu ao seu pedido, curando-a imediatamente.

No início do pastorado em Natal, o seu filho Gidalte Seabra de Souza adoeceu e veio a falecer. Após ler o Atestado de Óbito entregue pelo médio que assistiu a criança, o Pr. Higino ajoelhou-se e, com as mãos postas sobre o corpinho morto, pediu ao Senhor que ressuscitasse seu filho para que o Seu Nome fosse glorificado através dele. A criança - que à época tinha 2 meses de idade - tornou à vida, criou-se, tornou-se homem e veio a falecer, em 27/07/92, com quase 70 anos.

Esses dois feitos milagrosos provocaram um verdadeiro rebuliço na sociedade natalense da época e promoveram significativo despertamento e crescimento na igreja.

Encerrado o seu pastorado na AD em Natal, no início de 1924, o Pr. Manoel Hygino retornou à AD em Belém, sendo designado para pastorear a AD em Manaus/AM.

RETORNO AO RIO GRANDE DO NORTE

Findo o ministério em Manaus, já consagrado a pastor, Manoel Hygino foi designado para organizar a Assembléia de Deus em Mossoró/RN. Encontrou naquela cidade alguns irmãos já evangelizados pelo Irmão Romeu Couto, advindo da cidade de Lages.

No primeiro culto que realizou em Mossoró, no final do ano de 1927, converteu-se Manoel Canuto de Souza, que veio a tornar-se pastor da AD. Poucos dias depois, várias outras pessoas bem situadas na sociedade local agregaram-se à igreja, atraídos pela eloqüência, conhecimento das Escrituras Sagradas e carisma do novo pastor.

Crescendo o número de crentes locais, instalou-se uma congregação à Rua Marechal Deodoro, no bairro de Paredões, embrião da Assembléia de Deus em Mossoró. No primeiro batismo em águas efetuado em Mossoró/RN, em 30 de maio de 1929, oficiado pelo Pastor Regional, Francisco Gonzaga da Silva, foram imersos 40 novos membros, entre os quais alguns pilares da igreja local (como os irmãos: Leôncio José de Sant’ana, Edgar Figueiras Burlamaqui e Amália Soares de Góis).

Coube ao Pr. Hygino edificar e inaugurar solenemente o primeiro templo da AD naquela cidade, em culto solene que contou com a presença de autoridades e pessoas de destaque da sociedade mossoroense, na tarde de 30 de maio de 1930.

Também lhe coube secretariar a Mesa Diretora da 1ª Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, realizada em Natal/RN, no período de 05 a 10 de setembro de 1930.

Três anos após, surpreendentemente, a mesma Convenção Geral reaunida em Recife/PE, no ano de 1934, desligou-o do Ministério das Assembléias de Deus no Brasil, sob alegação de não comparecer para retratar-se de uma acusação.

A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO

Desligado da CGADB, o pastor Manoel Hygino de Souza deixou a AD-Mossoró, juntamente com alguns crentes, organizou a Assembléia de Cristo (posteriormente, denominada "Igreja de Cristo"). Em 1948, por questões pessoais, deixou o Ministério dessa igreja, só vindo a reconciliar-se o mesmo no leito de enfermidade, já próximo da sua morte.

O Pr. Manoel Hygino de Souza faleceu em Natal, em 05 de fevereiro de 1975, aos 72 anos de idade, poucos dias após a morte de sua esposa.

Foi compositor de muitos hinos entre eles Igreja de Cristo, Oficial da denominação por ele iniciada.

A Igreja de Cristo, no mundo,
É farol que alumia as nações,
Revelando amor profundo,
Que salva os homens das vis ilusões;
Batalhão é armado e bem forte,
Sustentando a batalha do bem,
Suplantando o mal e a morte,
E aguardando o Senhor que vem.

Coro
Cantai bem alto, ó Igreja de Cristo,
Cantai bem alto, ó filhos da Luz;
Pois a vitória já temos previsto,
Eis que vem breve o Rei nosso Jesus.

II

Eia! avante, soldados de Cristo Do Espírito a espada empunhai, Já cingidos e contritos, Do Evangelho a bandeira hasteai, Não podeis pertencer a reserva, Pois enquanto o Senhor não volver, O inimigo se conserva Sempre disposto a combater.

III

Se tu amas a Cristo ó Igreja, Se a fé mora em teu coração, Já marchai na sã peleja, Sob o comando do Bom Capitão; Não importa a questão de partido, Se lutarmos à sombra da Cruz, Tendo as armas prevenidas, Sê bom soldado, eis aí teu jus!

IV
E assim a Igreja querida, Terminada a batalha, irá Desfrutar na eterna vida, O galardão que o Senhor te dará. Então, crente ouvirás o bem vindo, Pois lutaste com fé, zelo e ardor; E Jesus te dirá sorrindo, "Entra no gozo do teu Senhor!"...

Boletim de atividades da Igreja de Cristo - 12/05 à 18/05 de 2008

Segunda - 12/05

Culto de oração na Casa de Oração as 19:30 hs. - Dirigente: Presb. Wielandio - Palavra: Pr. Francisco Gomes
Culto de oração no Sítio Queimadas
Culto de oração em Caraúbas
Culto de oração no bairro de Lagoa Seca na casa do irmão Barbosa – Rua Luiz Jacinto na coordenação do mesmo
Culto de oração no bairro da Cohab na casa de Ritinha Diógenes - Rua Abiu, 46 – Coordenação do Diac. Raimundo Nonato

Terça - 13/05

Culto na resp. da Soc. de Obreiras
Culto Evangelístico em Baixa Fechada
Culto Evangelístico em Soledade
Culto Evangelístico no Sítio Córrego
Culto de gratidão no Assentamento Caiçara

Quarta - 14/05

Culto de gratidão na casa do irmão Genésio - Bairro Baixa da Alegria - Coordenação do Pr. Francisco Gomes - Palavra: Bispo Antonio Tarcísio Barros
Culto em Caraúbas – Coord. Ev. João Bosco

Quinta - 15/05

Culto doutrinário na Casa de Oração as 19:30 hs. - Dirigente: Presb. João Maria - Palavra: Pr. David Marroque Teixeira
Culto doutrinário em Caraúbas – Coord.João Bosco de Lima

Sexta - 16/05

Culto evangelístico as 19:30 hs. No bairro da Cohab na casa da irmã Maria Benigna , Rua Abiu, 191 - Dirigente: Bispo Tarcísio - Palavra: Pr. Francisco Gomes
Culto Evangelístico no Sítio Retiro
Culto evangelístico em Soledade
Culto Evangelístico na Lagoa do Clementino na coordenação do Presb. Gentil
Culto na Rodoviária: Palavra Presb. Sebastião Correia

Sábado - 17/05

Culto evangelístico na feira livre as 08:30 hs - Coordenação do grupo Varonil
Culto dos adolescentes as 15:30 hs.
Trabalho sob a coordenação da mocidade
Culto de gratidão na Agrovila Palmares na casa de Ana Lúcia

Domingo - 18/05

Escola Dominical as 09:00 hs.
Culto relampago na casa do irmão João Salvador - Responsabilidade do grupo Varonil - Dirigente: Presb. João Maria - Palavra: Irmã Antonia Gomes
Culto de Adoração as 19:30 hs na Casa de Oração - Dirigente: Pr. Francisco Gomes - Palavra: Bispo Tarcísio Barros
Culto de adoração ao Senhor em Caraúbas – Coordenação do Ev. João Bosco

Ser mãe é assim

Na segunda metade do século passado uma mulher estava cruzando o sul de Gales durante uma forte tempestade. Ela carregava nos braços um recém nascido. Ela sabia que não ia conseguir um abrigo naquela nevasca. Então ela se deitou na neve. Quando acharam ela - ela estava morta, congelada. Ela havia tirada sua roupa e a usou para cobrir o bebê. O bebê estava vivo. O neném cresceu e foi mais tarde conhecido como David Lloyd George o primeiro ministro da Inglaterra. Tudo, poque aquela mãe se importou com ele.

A quem mais ama

Alguém perguntou uma vez a uma mãe de 11 crinaças, qual delas ela mais amava. Ela respondeu: “Eu amo aquele que está doente até que ele melhore. Eu amo aquela que está longe até qu ela volte.”

Mães piedosas

Muitos homens religiosos do passado foram ricamente santificados pelo que eles aprenderam das mães deles. Considere os personagens bíblicos Moisés, Samuel, e Timóteo. A influência materna experimentada por estes líderes espirituais produziu frutos ricos nas vidas deles. Também pense em homens como Agostinho, John Newton, e os zelosos irmãos Wesley. Os nomes deles provavelmente nunca teriam iluminado as páginas da história se não tivesse sido pelas mulheres piedosas que os criaram em casas onde a lei de amor e um testemunho Cristão eram o guia diário e a inspiração delas.
Por exemplo, Susannah Wesley passava uma hora por dia orando por suas 17 crianças. Além disso, ela passava uma hora com cada criança à parte, todas semana, para conversar sobre assuntos espirituais. Não é de admirar que dois dos filhos dela, Charles e John, foram usados por Deus para trazer bênçãos a toda Inglaterra e grande parte da América. Aqui são algumas regras que ela seguiu treinando seus filhos:
(1) freie o egoísmo numa criança e então trabalhe com Deus para salvar a alma dela.
(2) ensine-lhe a orar assim que ela possa falar.
(3) não dê nada que ele pede chorando, mas sim o que é bom para ele, se for pedido educadamente.
(4) para prevenir a mentira, não castigue uma falta que é confessada de livre e espontânea vontade, mas nunca permita que um ato rebelde e pecador passe sem ser advertido .
(5) encoraje e recompense comportamento bom.
(6) cumpra todas as promessas que você faz a sua criança."
Honremos nossas mães piedosas hoje, não só com palavras de elogio, mas com vidas que reflitam o impacto da santa influência delas nas nossas vidas!

Homenagem as mães

Quem deve a quem?Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito. Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu: * Cortar a grama do jardim: R$3,00 * Por limpar meu quarto esta semana R$1,00 * Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00 * Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00 * Por tirar o lixo toda semana R$1,00 * Por ter um boletim com boas notas R$5,00 * Por limpar e varrer o quintal R$2,00 * TOTAL DA DÍVIDA: R$16,00. A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu: * Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida -NADA * Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti -NADA * Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA * Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA * Por comidas, roupas e brinquedos - NADA * Por limpar-te o nariz - NADA * CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA. Logo após isso, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme: "TOTALMENTE PAGO". Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos. É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus. E para sorte nossa é GRÁTIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas.

Exemplo de Mãe

Mãe: um exemplo divino de força, determinação e amor Luciana Araújo Da Redação
Doutoras em desenvolvimento infantil e em relações humanas, elas batalharam arduamente para desenvolver todas as habilidades que a "profissão" determina. De início foram os enjôos, qualquer perfume ou sabor mais forte lhes causava náuseas, com o passar dos meses o próprio sono ficou conturbado, pois as novas características agregadas à sua função não lhe ofereciam muitas posições na hora de deitar, peso elevado, pés inchados. As roupas também já não entravam. Enfim, chega o dia da formatura. De posse do seu diploma, o único que se recebe antes de aprender a lição, elas embarcam em um mundo de descobertas, onde cada momento é único e especial, o que não significa dizer que é fácil. O sono não se normalizou, agora é a hora de passar noites em claro porque os choros se tornam constantes. Fome, dor, medo, qualquer coisa é motivo para recorrer a recém-graduada, pois não importa qual o problema, desde cedo se aprende que ela resolve. Como essa profissão não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, não importa se esteve de plantão a noite inteira. Ao amanhecer o dia a jornada continua, pois é necessário pensar na alimentação, higiene e médico, sem falar das fraldas sujas, um espanto para todas as que ainda não assumiram o cargo. A grande maioria delas ainda desenvolve inúmeras tarefas ao mesmo tempo. Muitas têm outra profissão, pois existe a necessidade de uma remuneração. Além disso tudo, precisam de tempo para ser mulher. Cultivar sonhos, alcançar metas e se sentir realizada, ao passo que se especializam na mais doce tarefa humana, ser mãe.Sebastiana Maria de Jesus é um exemplo claro disso, e no seu caso o trabalho é desenvolvido em regime de dedicação exclusiva. Ela deu à luz cinco crianças, sendo quatro meninos e uma menina, e não tem tempo para trabalhar fora de casa. "A profissão é ser mãe mesmo", comenta. Seu quarto filho, o pequeno Maykon Daniel, de seis anos de idade, é uma criança especial. Ele tem paralisia cerebral. Aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) há cinco anos, desde que ele nasceu faz fisioterapia. Quando ele nasceu ficou na maternidade por 15 dias e só quando ele recebeu alta é que Sebastiana recebeu a informação sobre a paralisia cerebral. Mas isso não abalou o amor de sua mãe e nem o do pai. "Sou mãe de cinco filhos, mas estou lutando por Maykon para que no futuro ele seja independente", diz ela. Além de freqüentar a APAE, onde se preparou para a escola regular, ele também estuda na Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, um lugar que também faz parte da rotina de Sebastiana. "Pela manhã eu fico na escola com ele e na hora do intervalo vou correr junto com ele", diz. À tarde o compromisso dos dois é com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde ele recebe o tratamento fonoaudiológico, fisioterapêutico, realiza terapia ocupacional, hidroterapia, natação e tem aula de informática. "Eu sou uma mãe bem presente", diz. Ela conta que, no início, teve medo de colocá-lo na escola regular, pois imaginava que pudesse haver preconceito, não por parte das crianças, mas dos adultos. Porém seus anseios estavam errados, Maykon foi muito bem recebido. Ele ainda não anda e ainda não fala, mas ela faz questão de explicar que o ainda se justifica pela crença no fato de que futuramente ele irá desenvolver essas habilidades. Apesar de não falar, Sebastiana diz que ele se comunica com os olhos e ela compreende cada mensagem que seu filho passa. "Ele me disse que vai ser médico e eu acredito", aposta a mãe coruja, acrescentando que tem que trabalhar com pensamentos positivos e que o trabalho realizado com Maykon está dando resultado. "As pessoas até podem pensar que é exagero, mas quem o conhece sabe de sua inteligência e capacidade", garante Sebastiana, orgulhosa pela capacidade de Maykon."A gente saí de manhã e à tarde todos os dias", diz. De tanto andar com a mãe, o filho já conhece a parada de ônibus onde tem que descer todos os dias. A família mora no bairro Aeroporto II, e para chegarem à APAE, que se localiza no bairro Abolição II, Sebastiana e Maykon têm que pegar dois ônibus, pois não possuem carro. Mas para ela, isso não é motivo para reclamação. "É difícil", confessa a mãe. Mas ressalta que está fazendo isso pela independência futura dele. "Minha vida é dedicada a Maykon. Mas eu agradeço a Deus por isso", diz.O significado do filho em sua vida? Ela mesma responde: "Significa tudo para mim, porque através de Maykon eu aprendi muita coisa", afirma, comentando sobre o conhecimento adquirido a respeito da paralisia e ainda sobre a paciência que passou a ter.Apesar de a maior parte do tempo de Sebastiana ser dedicado a Maykon, os outros filhos não sentem ciúmes, ao contrário, os irmãos também ajudam no desenvolvimento dele, pois em casa todos são tratados igualmente, uma peripécia que só uma mãe é capaz de desenvolver.

Mãe adotiva

Mãe adotiva é muito mais que um exemplo de amor

Sabe aquela história de que coração de mãe sempre cabe mais um? Podemos dizer que este ditado popular é a mais pura verdade. Amor de mãe é algo inexplicável, pode ser um ou dez filhos, ser seus biologicamente ou não, mas a dedicação e o carinho são os mesmos para todos.
A dona-de-casa Raquel Carvalho é mãe de três filhas. No entanto, a filha mais nova, Patrícia Carvalho, se tornou integrante da família de uma forma toda especial: através da adoção. Segundo Raquel, a menina se tornou integrante da família quando tinha sete anos de idade.
Raquel conta que na época tinha duas filhas, Midiã e Priscila, quando uma pessoa levou Patrícia para a igreja evangélica que ela freqüenta, para que os membros da igreja encaminhassem a menina para um orfanato. Ela conta que levou Patrícia para passar um dia na casa dela.
Às 24h de convívio foram tempo suficiente para se apegarem uma a outra. "Quando Patrícia falou que não queria ir para o orfanato, não tive mais coragem de deixá-la, então eu e meu marido demos início ao processo de adoção", relembra.
Para Raquel Carvalho, as duas filhas já eram sua realização. No entanto, com a adoção descobriu que a alegria de ser mãe não tem limites. "No início a convivência foi bastante difícil, pois as minhas duas filhas ficaram com ciúmes por causa da filha adotiva, e Patrícia se sentia diferente delas. Mas com o tempo a convivência melhorou, agora eles se tratam como irmãs biológicas", conta.
Ela conta que se sente como mãe biológica de Patrícia e não há nenhuma distinção entre as três filhas. "Para mim a alegria de ser mãe só aumenta a cada dia. Não sinto qualquer diferença entre meus filhos biológicos e adotivos. O amor é um só", afirma

Dia das mães

Saiba como surgiu o Dia das Mães
A história da criação do Dia das Mães inicia nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. A filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. E assim, cinco anos depois da proposta a homenagem aconteceu.
A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.