Tancredo de Almeida Neves - O Presidente



Tancredo de Almeida Neves nasceu em São João del Rei (MG) no dia 4 de março de 1910, quinto dos 12 filhos de Francisco de Paula Neves e de Antonina de Almeida Neves.Diplomou-se em Direito pela Universidade de Minas Gerais e iniciou sua carreira política em 1933, quando filiou-se ao Partido Progressista. Ingressou para a carreira política muito jovem, como vereador em sua cidade natal em 1934. A partir daí participou de diversos momentos decisivos da história do Brasil.


Durante o Estado Novo conheceu de perto as pressões da ditadura, sendo preso em 1937 e em 1939.Voltou à carreira política ao final do Estado Novo, em 1945. Foi eleito deputado federal em 1950 e em 1953, com o apoio de Juscelino Kubitschek, foi ministro da Justiça do governo do próprio Getúlio Vargas. Ficou, inclusive, ao seu lado no momento da crise que culminou no seu suicídio.Com a morte de Vargas articulou a candidatura de Juscelino Kubitschec à presidência. Em 1961, convenceu João Goulart a aceitar o parlamentarismo e assim, evitar o golpe. Nomeado primeiro presidente de Conselho dos Ministros, o regime parlamentarista não deu certo e, três anos depois, Tancredo era um dos mais ativos adversários ao golpe militar que acabou por acontecer e depor Jango.Em 1985 concorreu à presidência da república recebendo 480 votos contra 180 de seu adversário Paulo Maluf. Neves representava a esperança do cidadão brasileiro após o fracasso da campanha pelas diretas. No entanto, não chegou a tomar posse.Em 14 de março de 1985, véspera da posse, Tancredo Neves, ao lado de seus familiares, assistiu à missa em ação de graças celebrada em sua homenagem no Santuário Dom Bosco, em Brasília, pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom João Resende Costa. No mesmo dia à noite, o chefe do serviço médico da Câmara, doutor Renault Matos Ribeiro, foi chamado às pressas para atender o presidente eleito, acometido de fortes dores abdominais. Diagnosticado de apendicite, Tancredo foi operado no Hospital de Base de Brasília pelos médicos Renault Matos Ribeiro e Pinheiro da Rocha aos 37 minutos do dia 15, dia em deveriam ocorrrer a posse e transmissão do cargo. Segundo informações transmitidas após a cirurgia, Tancredo padecia de diverticulite, doença que gera um quadro agudo, provocando dores semelhantes às crises de apendicite.
De acordo com depoimentos apurados pela imprensa, Tancredo vinha sentindo dores no abdome desde o dia 8. No dia 13, como o sofrimento aumentava, o doutor Renault recomendou que o presidente se operasse, mas ele se recusou. Tancredo teria pedido a seu médico que o sustentasse até o momento da posse, para que o processo da sucessão não fosse interrompido por qualquer acidente que propiciasse questionamentos políticos ou impasses de interpretação técnica. A seu pedido, também, os jornalistas teriam sido informados por Renault de que o presidente sofria meramente de uma faringite.
Segundo o jornal
O Globo
José Sarney tomou posse como presidente da República perante o Congresso às dez horas da manhã do mesmo dia 15, pronunciando o discurso elaborado pela assessoria de Tancredo e por ele aprovado, cuja essência fixava-se na determinação das prioridades dos gastos públicos. O ministério escolhido por Tancredo três dias antes foi mantido.
Não obstante o êxito da cirurgia, as conseqüências pós-operatórias não foram tranqüilizadoras: uma obstrução intestinal alarmou a equipe médica, que sugeriu então uma segunda intervenção cirúrgica. Nove médicos, de diferentes especialidades, foram convocados para emitir parecer a respeito do quadro que se apresentava e, por unanimidade, concluíram pela necessidade de uma segunda operação.
Tal possibilidade inquietou de novo a área política. O governo preocupava-se em não deixar a população perceber algum indício mais grave de anormalidade. A esquerda parecia propensa a iniciar nova campanha pelas diretas, o que determinaria uma contestação da decisão do Colégio Eleitoral, enquanto a direita possivelmente aguardava repercussões dramáticas do episódio para provocar a regressão das conquistas que impulsionaram o advento da República civil.
A segunda operação foi efetuada no próprio dia 20 pelos médicos Henrique Válter Pinotti, Francisco Pinheiro da Rocha e João Batista Alves. Os resultados anunciados provocaram manifestações de euforia por parte de políticos, familiares e assessores diretos de Tancredo. Cogitou-se então de uma nova data para a posse que, segundo os noticiários, vinha sendo reclamada pelo próprio presidente eleito. Não obstante, esse momento de otimismo foi conturbado por divergências no interior da equipe médica relativas à avaliação das reações do paciente, tendo sido registradas trocas de acusações nos jornais e na televisão. A controvérsia provocou constrangimentos à família do presidente eleito e suscitou temores no meio político.
Enquanto isso, a recuperação de Tancredo entrava em retrocesso. Uma crise circulatória levou à sua remoção para o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, na capital paulista, onde foi submetido, em 26 de março, a uma terceira cirurgia, realizada pela equipe do doutor Henrique Pinotti. Nesse momento o país começou a tomar ciência da gravidade do quadro. Numerosas igrejas, cultos e seitas religiosas realizaram ritos ecumênicos em favor do restabelecimento da saúde de Tancredo, tendo sido registradas manifestações populares de apreço e estímulo em diversos estados.
Após a terceira intervenção, as preocupações da equipe médica convergiram para uma nova constatação: a existência de infecção hospitalar contraída pelo paciente durante o período de internamento no Hospital de Base de Brasília. Para o combate à infecção foi utilizado um novo tipo de antibiótico ainda não comercializado, mas nem assim o organismo do presidente apresentou sinais de reação.
No dia 2 de abril Tancredo enfrentou no Instituto do Coração a sua quarta intervenção cirúrgica, com a finalidade de corrigir uma "hérnia inguinal encarcerada no lado esquerdo do abdome" e deter um foco infeccioso, conforme atestaram os boletins médicos. A partir de então a opinião pública passou a duvidar da fidelidade dos comunicados oficiais que anunciavam ausência de perigo vital no estado geral do presidente.
Nesse contexto, o ministro da Justiça, Fernando Lira, afirmou aos jornais que o quadro assumira uma maior gravidade e que a área política se preparava para fortalecer o governo Sarney, procurando eliminar gradualmente seu caráter transitório.
Uma quinta operação, destinada a drenar um foco infeccioso no local da incisão, foi realizada pouco depois das 13 horas do mesmo dia 2. As esperanças e o otimismo foram substituídos por evasivas e pelo silêncio. Políticos e familiares passaram a evitar tecer comentários sobre a situação criada pela necessidade da nova cirurgia.
No dia 9 de abril Tancredo foi submetido a uma sexta operação. Segundo os médicos, uma traqueostomia destinada a evitar o desconforto originado pela presença de um tubo oro-traqueal que, se fosse usado por muito tempo, poderia provocar lesão no local. A equipe médica ainda imporia ao presidente uma sétima cirurgia, três dias depois, com o objetivo de "exploração e limpeza da cavidade abdominal", ao final da qual foi constatado o esgotamento das possibilidades de preservar a vida de Tancredo. Pela primeira vez o porta-voz presidencial, jornalista Antônio Brito, falou em agravamento do quadro. Os médicos consideravam que todos os recursos existentes já haviam sido empregados, mas a resistência física do presidente, desde então mantido sob sedativos e com o auxílio de máquinas substituindo os pulmões e os rins, vez por outra surpreendia as pessoas diretamente envolvidas no drama, revitalizando os ânimos abatidos e fazendo renascer expectativas amortecidas.
A partir de 15 de abril, no entanto, o meio político começou a tomar as primeiras providências com o objetivo de sustentar a permanência da transição democrática no caso da morte de Tancredo. Encontros entre Ulisses, Sarney e líderes do PFL passaram a se suceder com freqüência, enquanto a imprensa internacional destacava em seus comentários ser o momento uma prova para a consolidação das mudanças geradas pela finalização do ciclo de dominação militar.
Não obstante os esforços da equipe médica, tornou-se impossível controlar tanto o edema resultante da inflamação entre as artérias e os alvéolos pulmonares quanto a proliferação dos focos infecciosos que não cediam à pressão dos antibióticos. O organismo de Tancredo não esboçava quaisquer sintomas de reativação. Como recurso final foi chamado ao Brasil o especialista norte-americano Warren Mayron Zapol, que no dia 20 de abril deu o seu diagnóstico definitivo: não havia mais o que fazer para salvar a vida do presidente.
Na noite de 21 de abril, dia consagrado à descoberta do Brasil, ao martírio de Tiradentes e à transferência da capital para Brasília, Tancredo Neves faleceu, depois de cumprir um calvário de 34 dias. Após ser embalsamado, seu corpo foi velado por toda a madrugada na capela do Instituto do Coração, na presença de parentes e amigos. Na manhã do dia seguinte, atendendo à solicitação do senador José Fragelli, o Congresso se reuniu extraordinariamente para anunciar a vacância do cargo e o seu preenchimento automático pelo vice-presidente José Sarney. Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, Sarney decretou feriado nacional e luto oficial por oito dias e garantiu que o seu programa seria o mesmo de Tancredo.


Ainda na manhã do dia 22, após a missa de corpo presente celebrada por dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo metropolitano de São Paulo, no Instituto do Coração, o esquife presidencial, sobre um carro do corpo de bombeiros e coberto pela bandeira nacional, saiu em direção ao aeroporto de Congonhas, rumo a Brasília, acompanhado por dois milhões de pessoas. No caminho, no obelisco do Parque do Ibirapuera, o presidente eleito recebeu homenagem oficial do governo de São Paulo, do prefeito Mário Covas, do comando do II Exército e demais autoridades militares. Como homengem póstuma a Tancredo, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo determinou a suspensão da greve da categoria em curso. Ao longo de todo o trajeto pendiam das janelas das casas bandeiras brasileiras com tarjas negras.
Na capital da República, após um cortejo fúnebre que durou quatro horas, seguido por imensa multidão, o corpo de Tancredo foi velado e exposto à visitação pública no palácio do Planalto, onde o arcebispo da cidade, dom José Freire Falcão, oficiou outra missa de corpo presente.
Ainda na madrugada do dia 15, enquanto o paciente era mantido isolado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base, o meio político se mobilizava para tentar solucionar o impasse surgido a respeito de quem assumiria a presidência em exercício: o vice-presidente José Sarney ou o presidente da Câmara, Ulisses Guimarães. Para os grupos mais radicais do PMDB, o deputado peemedebista seria a segunda pessoa na escala hierárquica da sucessão, mas o próprio Ulisses entendeu que vetar a posse de Sarney, ignorando sua condição de companheiro de chapa de Tancredo, seria o mesmo que invalidar a legitimidade da eleição verificada no Colégio Eleitoral. O argumento do presidente nacional do PMDB, escudado na opinião de constitucionalistas qualificados, acabou derrubando todas as dúvidas e versões levantadas.

A Igreja de Cristo em Apodi vai comemorar o mes da família com uma programação especial


Ajudar uma criança a ser independente é contribuir para o seu crescimento pessoal. Isso requer muito trabalho, carinho e dedicação. Um bichinho quando nasce, e é amamentado, depois do desmame, pode viver sem sua mãe, mas você já deve ter percebido que isso não acontece com as crianças, embora a cada dia que passa, elas pareçam nascer mais espertas. Pois é, isso faz com que muitos adultos pensem que por serem espertas, e certamente inteligentes, precisam muito pouco dos adultos. Afinal, muitas crianças lidam com controles remotos e computadores muito melhor do que seus pais. Desde bebê, a criança necessita de ajuda e estimulação para tornar -se independente e com isso estar preparada para interagir com o meio em que vive. Já que um dia elas terão que conviver sozinhas, como por exemplo, na festinha do amigo ou no cinema com a(o) namorada(o), por isso, precisamos pensar no seu futuro.
Nada é mais gratificante para a família que ver seu filho fazendo gracinha, sentando sozinho, andando, falando, etc… só que tudo tem seu tempo e hora certa. Não se deve queimar etapas. Muitas vezes a criança é estimulada precocemente porque seus pais ficam ansiosos em mostrar o que a criança já sabe ou pode fazer. A independência e estimulação da criança deve estar relacionada com sua idade, e adequada com suas condições físicas e psicomotoras. Por isso, produtos feitos para crianças são projetados e adaptados de acordo com a idade, como por exemplo: mordedores, mamadeiras com colher, andador com telefone, tapetes de encaixe e, por aí vai. A medida que ela cresce, vai experimentando e desenvolvendo possibilidades em lidar com situações novas de tudo que lhe é oferecido e que está ao seu redor. É aí que começa o trabalho e a disponibilidade da família em compartilhar com a criança suas descobertas. Um bom exemplo disso, é quando aprende a comer sozinha. Numa fase anterior, a criança precisou levar o dedo ou um brinquedo na boca, assim, ela aprendeu que pode coordenar seu movimentos para levar a colher até a boca e que isso dependerá dela. Tarefa difícil para quem tem que acertar a pontaria sem deixar cair um ou muitos grãozinhos. Tarefa difícil também, para quem tem que, vira e mexe, limpar todos esses grãozinhos do chão. Além da angústia da bagunça, a mãe fica preocupada em saber se isso é natural e se seu filho está bem alimentado. Então o que fazer? O melhor, é usar duas colheres: uma para a criança aprender e a sua para alimentá-la e ensiná-la a comer.
Essa participação acontece em todas as fases como sentar, falar, com os cuidados pessoais. Quando bem vivida essas fases, passam a ter uma relação de troca muito agradável para a criança e igualmente para quem está cuidando dela. Em geral, famílias ansiosas dificultam a criança a tornar-se independente porque tendem a fazer por ela, aquilo que ela pode fazer sozinha, embora de forma desajeitada. A criança independente relaciona-se melhor com o mundo, por isso, na menor manifestação de interesse da criança em fazer algo sozinha, os pais devem incentivá-la, ao invés de querer fazer por ela e nem exigir perfeição. Curta seu filho e, acredite no seu bom senso.

Igreja de Cristo em Apodi vem se reunindo para ouvir a palavra que tem como base Apocalipse 19

Neste dia 26 de abril do corrente ano, a Igreja de Cristo em Apodi, como acontece todos os domingos, se reuniu para adorar ao Senhor e celebrar ao Deus da gloria e ouvir uma série de palestras que vem sendo ministradas pelo pastor David Marroque Teixeira, baseada no capítulo 19 do livro do Apocalípse, ministrações essas que veem arrebatando muito entusiasmo e derramando sobre toda Igreja a real e notória presença do Deus bendito e Eterno, é impressionante observar como a Igreja do Senhor celebra e bendiz ao Senhor, como se pode ver na foto ao lado e nas fotos abaixo destes comentários. Voce é convidado para vir celebrar conosco e adorar ao Senhor que tão carinhosamente nos acolhe em seus braços eternos e paternais. As fotos confirmam as nossas palavras.
O pastor David, pastor da Igreja foi o pregador da noite usando o tema" A noiva ja se aprontou", foi benção pura.

A Igreja em um momento quase de extase agradecida pela grande salvação outorgada pelo Filho vivo que nos dar vida eterna.


O grupo Peniel, simbolo de adoração e louvor no momento em dava louvores de gratidão a aquele que redimiu a nossa vida.



O grupo Varonil, no momento em que tambem ofertava ao Senhor o seu louvor e a sua gratidão, o nosso coração ferve com palavras de louvor.




O grupo Cedro no momento em que fazia a sua oferta de louvor ao Deus Trino e Eterno, a Ele a nossa devoção e louvor.





Entrevista na íntegra dada pelo Pr. David ao Jornal Vale do Apodi

Nome: David Marroque Teixeira
Nasci no dia 26 de fevereiro de 1.953 na cidade de Angicos-RN
Sou casado com a senhora Maria Helena de Mello Teixeira
Tenho três filhas: Keilla, Priscilla e Thalitta.
Fiz o curso primário e secundário no Educandário Padre Félix na cidade de Angicos.
Em 1.970 Fui estudar no Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste, na cidade do Recife, na rua Marechal Deodoro, 112 Av. Norte Recife-Pe.
Já pastoreei a Igreja de Cristo nas seguintes cidades: Areia Branca, Umarizal, Pau dos Ferros e Apodi desde 1.991.
Trabalhei auxiliando na capital do Estado, Natal, durante três anos.
Há 27 anos faço a produção e apresentação do Programa Oficial da Igreja de Cristo no Brasil:”Voz Evangélica da Igreja de Cristo”
Já construí Templos e casas pastorais nas seguintes cidades e comunidades: Umarizal, Almino Afonso, Caraúbas, Sororoca, Lagoa Rasa, Santa Cruz, Melancias, Bairro do IPE, Carpina, Lage do Meio e Assentamento Paraíso.
Tenho o título de cidadão Apodiense e a comenda Prefeito Francisco Pinto.
Resido na rua Joana Ester Soares, 125 nesta cidade

O VALE DO APODI – O senhor nasceu em um lar evangélico ou aceitou Jesus quando era criança, adolescente, jovem ou adulto?

Pastor David Marroque Teixeira – A minha formação evangélica começou quando meus pais me apresentaram ao Senhor como é costume das nossas Igrejas, mas na adolescência é que senti ter feito a minha decisão pessoal por Cristo.

O VALE DO APODI – COMO E QUANDO O SENHOR. DECIDIU SER PASTOR?

Pastor David Marroque Teixeira – Logo na adolescência comecei a me interessar pelas coisas do Reino de Deus e pela Igreja, e logo fui percebendo que muito de minha vida ministerial estava a descoberto, foi quando descidi entrar em um seminário para me preparar melhor para o serviço que hoje presto na obra de Deus.

O VALE DO APODI – Para ser o pastor David Morroque de hoje o senhor enfrentou muitos obstáculos em sua vida?
Pastor David Marroque Teixeira – Sem dúvidas, logo que descidi ir para o seminário tive que contrariar a vontade do meu pai que era contra a minha decisão, daí para cá qualquer coisa que faço a primeira tarefa é vencer um montão de obstáculos.

O VALE DO APODI - Os Pastores mudam a cabeça (forma de pensar) das pessoas?

Pastor David Marroque Teixeira – Não, se fosse assim a minha Igreja não seria tão pequena como é, porém exercemos o ofício pastoral a base do ensino que leva muitas pessoas a aceitarem a Cristo a partir do momento que ouvem este ensino assimilam e terminam pensando e caminhando conosco, somos professores que conquistam bons resultados ao ministrarem para os seus alunos.

O Vale do Apodi – - Qual sua opinião a respeito do aborto?

Pastor David Marroque Teixeira – Sou contra, a vida é dado por Deus e só Ele é quem pode tirar, imagino se minha mãe tivesse me abortado, logicamente não estaria falando para você, sou contra o aborto tanto quanto sou contra outras truculências que tiram a vida dos semelhantes, nenhum crime se justifica.

O VALE DO APODI – Hoje em dia, dificilmente a família se reúne. O Sr. Acha
importante a família sentar-se à mesa para jantarem todos
juntos.

Pastor David Marroque Teixeira – Sem dúvidas, não só na hora das refeições, mas nos momentos de manter a comunhão, de promover a solidariedade, de discutir soluções para problemas que afetam a família, nos momentos de decidir qualquer atitude em relação aos semelhantes, estar juntos ainda é a melhor e maior terapia que se pode aplicar na preservação da família.

O VALE DO APODI – - Seus filhos também são cristãos?

Pastor David Marroque Teixeira – Tenho três filhas, todas se dizem cristãs, graças a Deus.


O VALE DO APODI – O senhor tem um excelente trabalho evangelizante no município de Apodi e a cada ano a Igreja de Cristo tem crescido e ganhado novos convertidos, o que justifica esse crescimento já que estamos em uma cidade onde drogas, prostituição parece ate ser natural?

Pastor David Marroque Teixeira – Uma serie de motivos é notória para explicação deste fenômeno, entre outras coisas temos feito um trabalho equilibrado, zeloso, de boa qualidade, muito educativo, sistemático, intensivo e além de tudo isso contamos com mais de uma centena de homens e mulheres que nos ajudam a realizar esta grande obra.

O VALE DO APODI – Qual a linha de pregação do Pastor David Marroque Teixeira para atrair novos fieis?

Pastor David Marroque Teixeira – A evangélica que a bíblia aponta.

OVALE DO APODI – Pastor algumas igrejas protestantes são condenadas por pratica a “teologia” da prosperidade. Qual a sua analise sobre esse ponto?

Pastor David Marroque Teixeira – Apesar dos resultados numéricos e financeiros alcançados por estas igreja, mas acho que não devemos enganar a ninguém e nem praticar a filosofia de que os fins justificam os meios, mesmo que a teologia aponte para esta direção, mas a teologia pode estar errada, o que eu e o povo com quem trabalho devemos entender é a palavra que nos ensina como contribuir financeiramente para a obra de Deus.

O VALE DO APODI – Dar dinheiro a igreja é um investimento?

Pastor David Marroque Teixeira – Do melhor que tem, pois investindo através da Igreja de vez em quando estamos ajudando o poder público a resolver alguns problemas de ordem social, mora e espiritual.

O VALE DO APODI – O que justifica a cobrança do Dizimo?

Pastor David Marroque Teixeira – Primeiro a obediência a uma prescrição divina, segundo tomamos posse das promessas relacionadas com a entrega dos dízimos e por ultimo estaremos ajudando a Igreja a realizar os seus projetos enquanto realiza a sua missão.

O VALE DO APODI – Quantos anos, quantos templos e fieis a Igreja de Cristo da Praça da Redenção tem hoje em Apodi?

Pastor David Marroque Teixeira – Primeiro não temos Igreja de Cristo da Praça, temos uma Igreja de Cristo em Apodi, que em janeiro próximo vai completar 39 anos de organizada, estamos chegando a aproximadamente a 2.000 membros e congregados e temos 14 templos.

O VALE DO APODI – O que o senhor desejou fazer pelo crescimento do evangelho em Apodi e não conseguiu ao longo dessa sua trajetória na cidade?

Pastor David Marroque Teixeira – A unidade da Igreja que é sempre preterida quanto é preciso decidir entre as amizades, uma questão econômica e a promoção pessoal ou de grupo.

O VALE DO APODI – O senhor tem uma forte atuação nos meios de comunicação, quantos programas e quantas emissoras transmitem suas pregações radiofônicas?

Pastor David Marroque Teixeira – Temos o nosso programa radiofônico nas quatro emissoras existentes na cidade, e a Rádio Vale e FM Lagoa transmitem a nossa reunião aos domingos a partir das 19:30 hs.



O VALE DO APODI – No município de Apodi existem hoje mais de 10 igrejas, inclusive foi criada uma Comunidade Evangélica, mesmo assim ainda existe uma desunião entre alguns pastores na cidade, como o senhor avaliar esse ponto negativo entre os homens de Deus?

Pastor David Marroque Teixeira – É como falei há pouco, a unidade da Igreja sempre é escanteada em face das amizades, do poder econômico e da promoção pessoal ou de grupos. Sei que tenho minha parcela de culpa mas não tenho coragem de fazer o que vejo fazerem por aí. Lamento.

O VALE DO APODI – Qual a sua avaliação sobre a atuação da Igreja Católica no território apodiense?

Pastor David Marroque Teixeira – Discordo de muitos aspectos doutrinários defendidos pela Igreja católica e ela deve discordar de mim, mas por isso não posso ocultar o seu trabalho na comunidade e ver como positivo a sua atuação em outros aspectos.


O VALE DO APODI – Pastor Apodi é uma cidade em franco desenvolvimento e com isso começam a surgir os problemas como o consumo de drogas, álcool, prostituição, assassinatos, como o senhor ver uma saída positiva para todos esses problemas?

Pastor David Marroque Teixeira – Na hora em que se deixar de investir em carnaval e outras estroinices nocivas e investir em educação, apoio aos que estão na escola, na produção de emprego e em outros bens visando resolver o problema, teremos encontrado o início de uma saída positiva para solução do problema.


O VALE DO APODI – Em sua opinião, o que falta em nosso meio evangélico para combatermos eficientemente as seitas e heresias?

Pastor David Marroque Teixeira – A Igreja pregar mais a palavra e viver menos entretenimento.

O VALE DO APODI – O senhor hoje tem um considerável numero de membros em sua igreja, mora em Apodi há quase duas décadas, já pensou em entrar na política ou investir em algum representante?

Pastor David Marroque Teixeira –Lhe confesso que este é um assunto que tem merecido as minhas análises e orações, jamais me candidatarei a nenhum cargo na política, mas se for possível ajudarei a um representante.

O VALE DO APODI – pela primeira vez nos seus 174 anos de historia Apodi esta sendo administrada por uma “Mulher”, o que o senhor espera do governo da prefeita Gorete Pinto?

Pastor David Marroque Teixeira – O simples fato de ser homem ou mulher para mim não há nenhuma vantagem nisso, mas como temos no comando administrativo uma mulher que por sinal ajudei na sua eleição com o meu voto, espero que ela use a inteligência e a capacidade que Deus lhe deu e faça uma boa administração que é que o nosso povo espera.

O VALE DO APODI – Para finalizar qual a mensagem que o senhor deixa para a população apodiense que ainda não teve a oportunidade de fazer uma visita a Igreja de Cristo?
Pastor David Marroque Teixeira – Que faça, é bem verdade que os nossos espaços estão sempre lotados mas ainda há um lugar para você, a gente consegue lhe acomodar, e tenha a certeza que Deus tem uma benção para todos

A cantora Ana Paula em Apodi

Neste sábado dia 25, a cantora Ana Paula estará em Apodi participando do culto na responsabilidade da mocidade da Igreja de Cristo aqui em Apodi, você está convidado para participar de uma noite de fé e de adoração ao Senhor, vamos estar juntos mais uma vez, você não pode perder.

O Perfil de Barack Obama

Eleito, pela primeira vez, para o Senado em 2004 tem mandato até 2010.
Nasceu no dia 4 de Agosto de 1961 em Honolulu. Reside actualmente em Chicago, Illinois.
Barack Obama foi considerado uma celebridade política nacional ainda antes de ter sido eleito para o Senado. O seu passado não é muito comum, sendo muito diferente da maioria dos políticos negros. O seu pai era oriundo do Kenya, a sua mãe do Kansas; conheceram-se no Hawaii onde, em 1961, nasceu Barack Obama. Aos dois anos de idade, o pai de Obama deixou-o para ir para Harvard e depois regressou ao Kenya onde era um político importante. Acabou por falecer um acidente de automóvel em 1982. Barack Obama apenas se lembra de o ter conhecido uma vez quando tinha 10 anos. A sua mãe casou com um Indonésio e a sua família mudou-se para lá, frequentou escolas muçulmanas e cristãs durante dois anos e, depois, regressou ao Hawaii para viver com os avós maternos. Mais tarde, prosseguiu os estudos primeiro, no Occidental College de Los Angeles e, depois, na Columbia University em Nova Iorque. Mais tarde, frequentou a Harvard Law School, onde obteve uma elevada distinção honorifica, magna cum laude, que corresponde a uma graduação não menor do que dezoito valores. Conheceu a sua esposa Michelle Robinson enquanto trabalhava na firma de advogados Sidley & Austin. Após a sua experiência em Harvard, onde chegou a ser o primeiro afro-americano eleito para a presidência da Harvard Law Review, mudou-se para Chicago, a cidade natal de Michelle onde, em 1993, começou a dar aulas na escola de direito da Universidade de Chicago.
A política sempre esteve no seu horizonte. Em 1992, trabalhou no recenseamento eleitoral para o Partido Democrata. Em 1996, concorreu ao Senado Estadual, onde não enfrentou oposição no seio dos Democratas. Em 2000, sofreu o seu primeiro revés. Ao concorrer na primária democrata contra Bobby Rush, Obama foi acusado de faltar à votação sobre o controlo de armas, por estar no Hawaii a visitar a família, sendo que uma das suas filhas também se encontrava doente. Rush recebeu o apoio de Bill Clinton e Obama perdeu por 61% - 30%. A partir daí, Obama foi determinante para uma série de legislação no Senado Estadual, como sejam a regulação de cuidados de saúde e nas questões de ética. Ainda em 2003, foi o impulsionador do sucesso de uma proposta de lei no sentido de permitir a gravação electrónica de interrogatórios e confissões nos casos de homicídio.
Em 2004, Obama não estava favorecido na corrida ao Senado dos EUA, mas conseguiu reunir alguns apoios, como os do Congressista Jesse Jackson Jr e os do antigo candidato presidencial (1984 e 1988) Jesse Jackson Sr. As suas posições nos vários temas não o distinguiam do resto dos candidatos democratas: era pró-aborto; defendia a regulação nas vendas de armas. Era a favor das uniões de facto, mas contra o casamento homossexual, apoiou apenas os cortes de impostos de Bush que se destinavam à classe média e apoiava um aumento dos impostos nos estratos mais ricos da sociedade.
Os seus concorrentes pareciam em melhor posição para conseguir o lugar no Senado, mas depressa mudou. Blair Hull viu-se envolvido num escandâlo de maus-tratos à sua ex-mulher. Dan Hynes não conseguiu capitalizar os muitos apoios que tinha, face à ascensão que Barack Obama estava a ter. Esta ascensão deveu-se, sobretudo, à sua firme posição contra a guerra no Iraque e às suas críticas a algumas das políticas da administração Bush. Os apoios populares de celebridades como Michael Jordan e o endorsement que o Chicago Tribune contribuíram também, em grande medida, para a sua vitória nas primárias democratas.
O vencedor das primárias republicanas foi Jack Ryan. Parecia um candidato à medida do brilhantismo que Barack ostentava na altura. Mas, Ryan tal como Blair Hull tinha problemas com a sua ex-mulher. A Direcção do Partido Republicano, não contente com esta vulnerabilidade do seu candidato, pressionou-o a sair da corrida. Desta forma, o partido republicano encontrava-se sem candidato.
Entretanto, Obama faz um discurso brilhante na Convenção Nacional Democrata de 2004, onde afirma: “There’s not a liberal America and a conservative America, there is the United States of America. There’s not a black America and white America and latino America and asian America, there is the United States of America”. Após o seu brilhante discurso, vários analistas já o consideravam como um personagem a ter em conta no futuro do cenário político norte-americano, possivelmente um futuro Presidente.
No seio dos Republicanos, surgiu o nome de Alan Keyes para defrontar Obama na eleição para o Senado. Alan Keyes baseou a sua campanha nas temáticas do aborto e do casamento homossexual. Este candidato não recebeu grandes apoios do establishment Republicano no Illinois e acabou por favorecer a vitória de Barack Obama por 70% - 27%.
Embora fosse considerado como um dos mais proeminentes políticos da nova geração, poucos esperavam, na altura, que agora este Senador do Illinois, nascido no Hawaii, com ascendência queniana e, que viveu em Jacarta, se encontrasse numa posição tão favorecida na corrida Democrata, especialmente contra uma candidata tão forte como o é Hillary Clinton.

Barack Obama não é AntiCristo.

Barack Obama NÃO é o Anticristo. O Anticristo não será um americano, por este motivo Obama está descartado. A Bíblia deixa claro que ele virá de um lugar obscuro. Porém, algo aconteceu e nunca se viu coisa semelhante na história dos EUA e da humanidade, um presidente americano negro, mulçumano e liberal de esquerda apoiado entusiasticamente pela Al-Qaeda, pelo Hamas, pela Organização de libertação Palestina, pelo presidente iraniano Ahmadinejad, por Muammar Khadafi, por Fidel Castro, por Hugo Chávez e por todas as forças anti-americanas, pró-comunistas e pró-terroristas do mundo, sem nenhuma exceção visível. Barack Obama é apenas mais uma marionete usada pelo mecanismo da Nova Ordem Mundial que está se movimentando rápido. Barack Hussein Obama - É o presidente mais 'progressista' e anticristão na história política dos EUA! Ele não é o bíblico Anticristo como está nas escrituras sagradas principalmente nos livros de Daniel e Apocalipse, porém, ele é um anticristo.Ao que tudo indica, possívelmente os Illuminati vão promover todo tipo de mecanismos para desencadear conflitos raciais e mergulhar os EUA numa possivel guerra civil. Talvez seja esse o plano dos Illuminati, que é, eleger um presidente negro, muçulmano, e criar situações de ingovernabilidade, desencadeando uma guerra interna entre a américa anglo-saxônica e a afro-americana. E depois declarar lei marcial, depor Obama (ou mesmo assassiná-lo), para um outro político assumir a presidência dos EUA e desmontar a máquina americana! O último impecílio para a imposição da Nova Ordem Mundial, pelos Illuminati via ONU/OTAN. Quem viver verá!!"Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora." (1 João 2:18)Os anticristos estão por toda a parte. Nós não vemos nem compreendemos que eles representam a fibra de Satanás em nossa sociedade. Eles aparecem na televisão, ocupam cargos no governo, ensinam em nossas escolas e até ocupam nossos púlpitos nas igrejas.Satanás pode disfarçar-se de anjo de luz, as pessoas vêem essa luz e pensam que ela é boa; pois a luz é boa. Precisamos examinar as escrituras para encontrar as similaridades e diferenças entre Cristo e o Anticristo. Quando conhecermos e compreendermos essas similaridades e diferenças, poderemos prontamente reconhecer o Senhor Jesus Cristo e todos os anticristos.Veja aqui Cristo e o Anticristo - Trinta Pontos de Comparação
1. De onde ele vem?
a. Cristo veio de cima: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." [João 6:38]
b. O Anticristo virá do abismo: "E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará." [Apocalipse 11:7]
2. Em nome de quem ele vem?
a. Cristo veio em nome do Pai: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." [João 5:43]
b. O Anticristo virá em seu próprio nome: "Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." [João 5:43]
3. Como se apresenta?
a. Cristo humilhou-se a si mesmo: "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." [Filipenses 2:8]
b. O Anticristo exalta-se a si mesmo: "O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." [2 Tessalonicenses 2:4]
4. Como o mundo o recebe?
a. Cristo foi desprezado. "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." [Isaías 53:3] "Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás." [Lucas 23:18]
b. O Anticristo é admirado: "E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?" [Apocalipse 13:3-4]
5. Como Deus o recebe?
a. Cristo é exaltado pelo Pai: "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome." [Filipenses 2:9]
b. O Anticristo será lançado no lago de fogo: "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." [Isaías 14:14-15] "E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre." [Apocalipse 19:20]
6. Ele faz a vontade de quem?
a. Cristo veio para fazer a vontade do Pai: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." [João 6:38]
b. O Anticristo fará sua própria vontade: "E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito." [Daniel 11:36]
7. O que vem fazer?
a. Cristo veio para salvar: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." [Lucas 19:10]
b. O Anticristo virá para destruir: "E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo." [Daniel 8:24]
8. Preocupa-se com seus seguidores?
a. Cristo é o bom pastor: "E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas." [João 10:4-15]
b. O Anticristo é o pastor inútil: "Porque, eis que suscitarei um pastor na terra, que não cuidará das que estão perecendo, não buscará a pequena, e não curará a ferida, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda, e lhe despedaçará as unhas. Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! A espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; e o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá." [Zacarias 11:16-17]9. Que tipo de videira ele é?
a. Cristo é a videira verdadeira: "Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o agricultor." [João 15:1]
b. O Anticristo é a videira da terra: "E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras." [Apocalipse 14:18]
10. É honesto?
a. Cristo é a verdade: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." [João 14:6]
b. O Anticristo é a mentira: "E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira." [2 Tessalonicenses 2:11]
11. Quem é ele?
a. Cristo é o santo: "Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus." [Marcos 1:24]
b. O Anticristo é o iníquo: "E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda." [2 Tessalonicenses 2:8]
12. Que tipo de homem é?
a. Cristo é o homem de dores: "Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum." [Isaías 53:3]
b. O Anticristo é o homem da iniqüidade: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." [2 Tessalonicenses 2:3]
13. De quem é filho?
a. Cristo é o Filho de Deus: "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." [Lucas 1:35]
b. O Anticristo é o Filho da Perdição: "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição." [2 Tessalonicenses 2:3]
14. O que tentará ensinar?a. Cristo é o mistério da piedade: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória." [1 Timóteo 3:16]
b. O Anticristo é o mistério da injustiça: "Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado." [2 Tessalonicenses 2:7]
15. A quem retrata?a. Cristo veio na imagem de Deus: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." [Colossenses 1:15]
b. O Anticristo virá na imagem de Satanás: "E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?" [Apocalipse 13:1-4]
16. Com quem está associado?a. Cristo é parte da trindade celestial: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." [Mateus 28:19]
b. O Anticristo é parte de uma trindade satânica: "E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs." [Apocalipse 16:13]
17. Qual animal o tipifica?
a. Cristo é o cordeiro sacrificial: "Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." [1 Pedro 1:19]
b. O Anticristo é uma besta selvagem: "E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio." [Apocalipse 13:2]
18. Quem o energiza?
a. O poder de Cristo é de Deus: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." [Mateus 28:18]
b. O poder do Anticristo provém de Satanás: "E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio." [Apocalipse 13:2]
19. Quem o ressuscita?a. Cristo foi ressurreto pelo poder de Deus: "Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor." [Romanos 1:4]
b. O Anticristo será ressuscitado pela besta: "E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta." [Apocalipse 13:3]
20. Quem o adora?
a. Cristo recebe adoração dos crentes: "E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém." [Lucas 24:52]
b. O Anticristo recebe adoração do mundo: "E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." [Apocalipse 13:3,4,8]
21. Como fala?
a. Cristo foi um grande orador: "Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem" [João 7:46]
b. O Anticristo também será um grande orador: "E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses." [Apocalipse 13:5]
22. Qual é a duração do seu ministério?
a. O ministério de Cristo durou três anos e meio: "E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém." [João 2:13] "E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima." [João 6:4] "E estava próxima a páscoa dos judeus, e muitos daquela região subiram a Jerusalém antes da páscoa para se purificarem." [João 11:55]
b. O Anticristo exercerá grande poder durante três anos e meio: "E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses." [Apocalipse 13:5]
23. Qual é seu número?
a. O número de Cristo é 7: "E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra... Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças." [Apocalipse 5:6,12]
b. O número do Anticristo é 666: "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis." [Apocalipse 13:18]
24. Como trata sua noiva?
a. Cristo ama sua noiva: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido." [Apocalipse 21:1-2]
b. O Anticristo mata sua noiva: "E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo. Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra." [Apocalipse 17:16-18]
25. Em que está montado?
a. Cristo está montado em um cavalo branco: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça." [Apocalipse 19:11]
b. O Anticristo também monta um cavalo branco: "Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer." [Apocalipse 6:2]
26. O que tem na cabeça?
a. Cristo tem muitas coroas: "Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece senão ele mesmo." [Apocalipse 19:12]
b. O Anticristo tem uma única coroa: "E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer." [Apocalipse 6:2]
27. Que arma usa?
a. Cristo tem uma espada afiada: "E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso." [Apocalipse 19:15]
b. O Anticristo carrega um arco: "E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer." [Apocalipse 6:2]
28. Qual é seu propósito?
a. Cristo vem para governar: "E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso." [Apocalipse 19:15]
b. O Anticristo vem para conquistar: "E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer." [Apocalipse 6:2]
29. O que o segue?
a. Cristo é seguido por cavalos brancos e seus cavaleiros: "E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro." [Apocalipse 19:14]
b. O Anticristo é seguido por cavalos vermelho, preto e amarelo: "... e saiu outro cavalo, vermelho... então vi, e eis um cavalo preto... E olhei, e eis um cavalo amarelo." Os cavaleiros desses cavalos tirarão a paz, trarão a fome e grande mortandade sobre o mundo. [Apocalipse 6:4-8]
30. Quem o segue?
a. Cristo é seguido pelos exércitos que há nos céus: "E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro." [Apocalipse 19:14]
b. O Anticristo é seguido pela morte, fome, e o inferno: "E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada... E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho... E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra." [Apocalipse 6:4-8]
Autor: Pr. Steve Harmon

Arrebatamento da Igreja.



"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." [1 Tessalonicenses 4.16,17].
O termo "arrebatamento" deriva da palavra raptus em latim, que significa "arrebatado rapidamente e com força". O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por "arrebatado" [1 Tessalonicenses 4.17]. Esse evento, descrito aqui e em [1 Coríntios 1.5], refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em Cristo.
1 - Instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos "que morreram em Cristo" [4.16]. Não se trata da mesma ressurreição referida em Apocalipse 20.4, a qual somente ocorrerá depois de Cristo voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás [Apocalipse 19.11—20.3]. A ressurreição de [Apocalipse 20.4] tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT [Apocalipse 20.6].

2 - Ao mesmo tempo em que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestiro de imortalidade [1 Coríntios 15.51,53]. Isso acontecerá num instante, "num abrir e fechar de olhos" [1 Coríntios 15.52].

3 - Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão "arrebatados juntamente" [1 Tessalonicenses 4.17] para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

4 - Estarão literalmente unidos com Cristo [1 Tessalonicenses 4.16,17], levados à casa do Pai, no céu [João 14.2,3], e reunidos aos queridos que tinham morrido [1 Tessalonicenses 4.13-18].

5 - Estarão livres de todas as aflições [2 Coríntios 5.2,4; Filipenses 3.21], de toda perseguição e opressão [Apocalipse 3.10], de todo domínio do pecado e da morte [1 Coríntios 15.51-56]; o arrebatamento os livra da "ira futura" [1 Tessalonicenses 1.10; 5.9], ou seja: da grande tribulação.
6 - A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos "sempre com o Senhor" [1 Tessalonicenses 4.17], é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos [Tito 2.13]. É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem [1 Tessalonicenses 4.17,18; 5.10].
7 - Paulo emprega o pronome "nós" em [1 Tessalonicenses 4.17] por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente volta do nosso Senhor [Romanos 13.11; 1 Coríntios 15.51,52; Apocalipse 22.12,20].

8 - Quem está na igreja, mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a Cristo, será deixado aqui, no arrebatamento [Mateus 25.1; Lucas 12.45]. Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata [Apocalipse 17.1], sujeitos à ira de Deus.

9 - Depois do arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios [1 Tessalonicenses 5.2-10]. Seguir-se-á a segunda fase da vinda de Cristo, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra [Mateus 24.42,44].


Observações:
O arrebatamento não será visto pelo mundo, a não ser, instantes após, quando sentirem a falta de milhares de pessoas que verdadeiramente fazem parte da Igreja de Cristo, estando preparados para este glorioso momento.
Ao toque da trombeta pelo arcanjo Miguel, os mortos em Cristo ressuscitarão. Depois, outro toque e os crentes que estiveremvivos terão seus corpos atuais tranformados em corpo glorificado e todos serão arrebatados (arrancados deste mundo) para encontrarem Jesus nos ares para, então, sermos julgados no tribunal de Cristo e participarmos de uma comemoração indescritível no Céu (as Bodas do Cordeiro) e, então, permanecermos para todo o sempre na presença de Deus.

Igreja de Cristo em Apodi realizou culto de Missões

Todo terceiro domingo de cada mes, a Igreja de Cristo em Apodi, se reune para realizar o culto denominado de Missões. É uma oportunidade que temos de reflitir, orar, saber notícias e cooperar com o trabalho de missões na Região. Neste domingo dia 19, não foi diferente, apesar da chuva que caiu dirante toda a tarde e no início da noite, mas a Igreja se reuniu para adoração e o louvor, o mover do Espírito Santo tocou a Igreja, enchendo-a de fervor e ousadia, e podemos na oportunidade experimentar a presença renovadora deste Espírito Santo grande promovedor da ação missionária na Igreja. O Pr. David Marroque Teixeira pastor da Igreja, foi o pregador da noite e transmitindo uma enriquecedora mensagem, sob o tema:"Arrebatamento da Igreja- A urgencia da Missão" levou a Igreja a momentos de fervor e adoração. Mesmo debaixo de chuva e com a falta da energia elétrica, a Igreja não recuoou mas esteve diante do seu Senhor em uma fervorosa reunião. Continuemos animadamente fazendo a obra de Deus.
O grupo Cedro quando se colocava diante do altar ofertando o seu louvor.

O grupo Àgape do departamento de adolescentes no momento da sua oferta de louvor.


O grupo Peniel no momento em que oferecia o seu louvor.



A alegria, o fervor, e a disposição de adorar e glorificar o Senhor, contagiou, os jovens, adolescentes, adultos, obreiros e toda Igreja do Senhor.




Nem a chuva que caiu ontem desde cedo, nem a escuridão provocada pela falta de energia, impediu o povo de chegar à nossa Catedral para adorar o Rei dos reis, Jesus.





Mesmo à luz de velas e de aparelho celular o grupo varonil comandou os primeiros hinos devocional






A loucura da busca incessante pela felicidade


Roberto Shiyashiki, 53 anos, além de escritor, é psiquiatra e psicoterapeuta. Presidente da Editora Gente e recém formado também em administração pela USP, combate a supervalorização da aparência. Observador contumaz das manias humanas, Roberto está cansado dos jogos de aparência que tomaram conta das corporações e das famílias. Nas entrevistas de emprego, por exemplo, os candidatos repetem o que imaginam que deve ser dito. Num teatro constante, são todos felizes, motivados, corretos, embora muitas vezes pequem na competência. Dizem-se perfeccionistas: ninguém comete falhas, ninguém erra. Em entrevista para a Revista Istoé, aponta as quatro loucuras da sociedade.
“Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado, viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes. E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados. Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu a pena porque não conseguiu ter o carro nem a casa maravilhosa. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes. Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros. É pena que a maior parte das pessoas esconda suas raízes. O resultado é um mundo vítima da depressão.
A gente não é super-herói nem superfracassado. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. Não há nada de errado nisso.
A sociedade quer definir o que é certo. São quatro loucuras da sociedade. A primeira é instituir que todos têm de ter sucesso, como se ele não tivesse significados individuais. A segunda loucura é: “Você tem de estar feliz todos os dias.” A terceira é: “Você tem que comprar tudo o que puder.” O resultado é esse consumismo absurdo. Por fim, a quarta loucura: “Você tem de fazer as coisas do jeito certo.” Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você precisa ser feliz tomando sorvete, levando os filhos para brincar.”

Os departamentos em Ação.

Aproveitando a sexta-feira santa, a mocidade da nossa Igreja resolveu fazer um trabalho especial onde os jovens podessem estudar a palavra sobre a Unidade da Igreja, aliás assunto muito esquecido pelos pregadores destes tempos trabalhosos. Assim sendo a ideia foi fazer o trabalho envolvendo os departamentos da Igreja pois fazendo assim envolveria um maior número de membros da nossa Igreja. E assim está acontecendo, no dia 10, na sexta-feira feriado, dezenas de irmãos, jovens, adolescentes, idosos fizeram a maior festa na Igreja, participando de uma gincana de primeira linha apresentada com muita criatividade e competencia. Isto mostra tambem que a nossa Igreja tem condições de fazer uma grande obra sem mendigar a empáfia que graça entre a maioria dos evangélicos. Parabéns para a diretoria da mocidade, parabésn para a Igreja de Cristo em Apodi.
A hora da leitura da palavra, palavra que nos conforta, orienta e nos ajuda a fundamentar a nossa fé em Cristo.

A torcida dos adolescentes, sempre entusiasmados pela força que teem, força essa que deve ser usada na obra de Deus.


A torcida do varonil, ânimo e animação não lhe falta, mostrando que a idade é só um detalhe podemos ser uteis na obra de Deus em qualquer tempo.



Dezenas de jovens, adolescentes e de hpmens do grupo varonil se reuniram para fazer um trabalho de grande qualidade na nossa Igreja.




O grupo varonil no momento em que busca a resposta para a pergunta feita, terá encontrado? Se o varonil não ganhar, mas ficará em segundo lugar.





Obedecendo ao custume antigo da Igreja de Cristo no Brasil, a Igreja de Cristo em Apodi observa a antiga e boa tradição bíblica também, de no primeiro domingo de cada mes se reune para participar da ceia do Senhor em um culto especial que se constitue em uma grande festa de louvor e adoração. Pastores, presbíteros, diáconos, evangelistas, o Bispo, cantores, auxiliares, grupos de louvor e o povo em geral para fazerem a festa de gratidão pela grande libertação que o Senhor realizou quando morreu na cruz do calvário. Neste domingo dia 05 de abril não foi diferente, a Igreja se reuniu e engrandeceu os feitos do Senhor. Além do grande número de homens e mulheres presentes na nossa catedral, dezenas de pessoas acompanham a nossa reunião através da transmissão radiofonica que é feita direto da nossa Catedral pelas rádios, AM Vale do Apodi, 1030 kh e pela FM Lagoa 87.9 MG. Orem por nós.
Os diáconos Antonio Costa e Luiz Sales,no momento da dedicação do vinho que foi usado como simbolo do sangue purificador.

O pastor da Igreja no exemplo de partilhar reparte entre os seus auxiliares o vinho que simboliza o sangue purificador.


O diácono Raimundo Nonato, no cumprimento de suas tarefas na casa de Deus compartilha o pão com a Igreja do Senhor.



O diácono Luiz Sales, reparte entre o povo um dos elementos da ceia, o pão, como simbolo do corpo de Cristo.




Assim esteve a nossa Catedral da Esperança, o povo reuniu-se para adorar e reconhecer a grandeza de um Deus que tudo pode.





Outra visão do interior da nossa Catedral superlotada com o povo servindo e adorando ao Deus eterno.






O grupo Peniel, apresentando ao Senhor o seu momento de adoração e ministrando o louvor para a Igreja que adorava ao Senhor.







O grupo de senhoras da nossa Igreja, o "Expressão de Louvor" no momento da sua dedicação ao Senhor.








O momento da consagração da nossa vida em que o pão é apresentado a Deus como simbolo do corpo de Jesus entregue para nossa redenção.









Também no momento da dedicação do vinho, os diáconos apresentam a Deus o cálice que simboliza o sangue remidor.










Em novembro, ele vai completar 90 anos

“Meu objetivo de vida é ajudar as pessoas a encontrar uma relação pessoal com Deus, que creio, vir pelo conhecimento de Cristo." - Billy Graham
.O evangelista Billy Graham aceitou literalmente a Cristo quando Ele disse em Marcos 16:15, ide vós por todo o mundo pregar o Evangelho a toda criatura. O Pr. Graham pregou o Evangelho a mais pessoas em reuniões públicas que qualquer outro na história – cerca 210 milhões de pessoas em mais de 185 países e territórios, incluindo Missões Mundial e Global. Centenas de outros milhões mais foram alcançados pelos seus programas de televisão, vídeos, filmes, e internet.Desde a cruzada de 1949, em Los Angeles, quando chamou a atenção das pessoas, Billy Graham levou centenas de milhares de indivíduos a tomar decisões pessoais de viver para Cristo - que é a força do seu ministério. Nascido em 07 de Novembro de 1918 em Charlotte na Carolina Norte a quatro dias do Armistício que terminou com a Primeira Guerra Mundial, Billy Graham criou-se em um sítio de gado leiteiro.
Cresceu durante a grande depressão dos anos 30, por isso aprendeu o valor do trabalho duro na fazenda da família, mas lá, ele também encontrou tempo para passar muitas horas no celeiro lendo muitos livros assuntos variados.No outono de 1934, com 16 anos de idade, Billy Graham fez um compromisso pessoal com Cristo pelo ministério de Mordecai Ham, um evangelista itinerante, que visitou Charlotte para uma série de reuniões de avivamento.Foi Ordenado em 1939 por uma igreja da Convenção Batista do Sul, e recebeu uma formação sólida na Sagradas Escritura pelo Instituto Bíblico da Flórida ( Colégio Trinity da Flórida). Em 1943 ele se graduou na Faculdade Wheaton de Illinois e casou-se com sua colega de escola, Ruth McCue Bell, filha de um cirurgião missionário que tinha passado os 17 primeiros anos de sua vida na China.Planejada durante três semanas, a cruzada de Los Angeles em 1949 lançou Billy Graham à proeminência internacional. Suas reuniões transcorreram ao longo de oito semanas, com multidões superlotando, toda noite, uma tenda erguida no centro da cidade . Suas cruzadas subseqüentes foram do mesmo modo extensas - a de Londres que durou 12 semanas e a de Nova York, no Madison Square Garden, em 1957, que aconteceu à noite durante 16 semanas consecutivas.Hoje com 87 anos de idade, Billy Graham e seu ministério são conhecidos em todo globo. Ele pregou sermões em remotas aldeias africanas e também no coração da Cidade de Nova York; para chefes de estado em todo mundo, mas também a bosquímanos africanos , aborígenes da austrália e para tribos nômades da África e do Oriente Médio.A partir de 1977, ao Pr. Graham foi concedido a oportunidade de conduzir missões evangelísticas em praticamente cada país da antiga aliança política oriental, inclusive à União Soviética. Fundou em 1950 a Associação de Evangelistica Billy Graham (BGEA) para conduzir seu ministério mundial que teve sede em Minneapolis no estado de Minnesota até 2003, quando quando se transferiu Charlotte, na Carolina Norte - sua terra natal.Escreveu 25 livros muitos dos quais "Top Sellers". Seu Livro de memórias, "Do jeito que eu sou" publicado em 1997, conseguiu o prêmio da "tríplice coroa" ao aparecer simultaneamente em três listas de livros mais vendidos por uma semana. Nele o Pr. Graham faz reflexões sobre sua vida incluindo os mais de 60 anos de ministério ao redor do mundo. De um começo humilde como filho de produtor de leite da Carolina Norte, ele compartilha como sua inabalável fé em Cristo formou e talhou seu ministério.
O conselho do Pr. Graham foi requisitado por presidentes; seus apelos tanto nas areas seculares como religiosas é evidenciado pela larga variedade de grupos que o honraram, inclusive pelos numerosos títulos de doutor "Honoris Causa" de muitas instituições dos Estados Unidos e do exterior. Os reconhecimentos incluem Prêmio da Fundação Presidencial Ronald Reagan para a Liberdade(2000) para contribuições à causa da liberdade; a Medalha de Ouro Congressional (1996); o Prêmio da Fundação Templeton para o Progresso da Religião (1982); o Prêmio de Grande Irmão pelo seu trabalho em nome da prosperidade das crianças (1966). Em 1964 ele recebeu o Prêmio de "Locutor do Ano" foi citado pelo Instituto George Washington Carver Memorial pelas suas contribuições ao relacionamento inter-racial.Também foi reconhecido pela Liga de anti-difamação B'nai B'rith em 1969 e pela Conferência Nacional de Cristãos e Judeus em 1971 pelos seus esforços em criar uma melhor compreensão entre todas as crenças. Em Dezembro de 2001 o Pr. Graham foi presenteado com a fidalguia honorária, de Comandante Honorário dos Cavaleiros da Ordem do Império Britânico (KBE) pela sua contribuição internacional para a vida cívica e religiosa por mais de 60 anos. Além de muitas outras honrarias.Billy Graham é regularmente citado pelas Organizações Gallup com um dos 10 homens mais admirados do mundo, descrito com uma figura dominante com uma presença sem paralelo por 48 vezes, sendo 41 delas consecutivas.Ele e sua esposa Ruth têm cinco filhos - três mulheres: Virginia, Anne Morrow e Ruth Bell; dois homens: William Franklin, III e Nelson Edman; 19 netos e muitos bisnetos. Atualmente mora nas montanhas do oeste da Carolina do Norte, USA.

TestemunhosGeorge W Bush - "Há somente uma razão por que estou aqui no Gabinete Oval, e não em um bar. Encontrei a fé, encontrei a Deus. Estou aqui pelo poder da oração" Bush disse publicamente que deixou de consumir álcool sem a ajuda dos Alcoólicos Anônimos , nem de nenhum programa contra o uso indevido de substâncias proibidas, e afirmou que deixou o hábito para sempre, com a ajuda de meios espirituais, como o estudo da Bíblia e aconselhamento com o evangelista Billy Graham." Dr. Justin A. Frank - "Bush no Divã".
Conta-se que Marilyn Moroe foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar para pregar à Marilyn. Ela, porém, depois de ouvir a mensagem do evangelho disse: "Não preciso do seu Jesus." Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.

Dr. Billy Graham - Em tres tempos.

Durante a juventude, somos intrépidos, corajosos, resolutos, e todas as decisões são tomadas com muito ímpeto e rapidez. O Dr. Billy Graham, o maior pregador dos ultimos tempos, conselheiro de autoridades e mandatarios poderosos, também se curva perante a imposição do tempo e da brevidade da vida.
Na fase adulta, as decisões são tomadas sob medida, pensadas, analisadas e tudo se torna um preparo para a fase seguinte.

Até que chegamos à velhice e nesta fase as coisas se complicam e ja não somos o mesmo, nem que isto se trate do maior pregador dos ultimos tempos: "Dr. Billy Graham"



Feliciano Amaral



Feliciano Amaral é o cantor há mais tempo em atividade no mundo, fato constatado e registrado pelo "Guinness Book" (o famoso "Livro dos Recordes"). Cantor e pastor, ele nasceu na cidade de Miradouro, Minas Gerais, em 20 de outubro nos idos de 1920.

Na década de 1940, Feliciano foi o primeiro cantor evangélico a colocar a voz num acetato de vinil de 78 rotações, na gravadora Atlas, com a música Sou forasteiro aqui.

À época, destacavam-se na música popular, Orlando Silva (o Cantor das Multidões) e Francisco Alves (o Rei da Voz), já falecidos. Na música evangélica, depois de Feliciano Amaral, despontaram Luiz de Carvalho (gravando o 1° disco oito anos após Feliciano, com a música A graça de Jesus), Josué Barbosa Lira (in memorian, autor da canção Só o Senhor é Deus), Edgar Martins e outros.

Feliciano Amaral continua cantando pelo país afora, principalmente, entre Rio de Janeiro e Manaus. Seu CD mais recente intitula-se Quisera sempre orar, lançado na Igreja Congregacional de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nas comemorações do centenário daquela igreja.

De acordo com o cantor e compositor Elvis Tavares, décadas depois a voz de Feliciano Amaral continua limpa e vibrante. São tidas como inesquecíveis, no repertório do cantor, canções como Oração de Davi, O mar, Ao meu redor e O eterno fanal.

Segundo Elvis Tavares, Feliciano Amaral não utilizava a bateria em seus discos até chegar os anos 80, quando admitiu o instrumento no long-play Sou feliz, e no casamento do cantor e pastor Vitorino Silva, no qual ele foi o intérprete convidado para cantar na cerimônia.