Esperar com paciencia II

Irmãos, irmãs e amigos, graça e paz vos sejam multiplicadas. Como vimos na palavra da semana passada, esperar com paciência é um grande começo de grandes vitórias na caminhada da vida cristã. Hoje, chamamos a sua atenção, porque iremos trazer aqui a experiência de alguns homens que exerceram a pratica da espera e da paciência e se deram muito bem. Por exemplo: Abraão recebeu a promessa do filho herdeiro há muito tempo antes, e esporou com paciência até o seu filho Isaque nascer e dele lemos: “E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. Hebreus 06:15” O rei Davi, quando foi ungido rei, era um garoto ruivo, assim lemos: “Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.I Samuel 16:12” Foi tanto que,mais tarde no confronto com o gigante, o mesmo desprezou a Davi com a seguinte atitude: “E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.I Samuel 17:42” Mas quando Davi veio de fato ser o rei de todo Israel, depois de esperar com bastante paciencia, ja estava em uma idade madura,pois assim somos informados pela escritura; “Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou. II Samuel 05:04” Tinha muita razão em escrever: “Esperei com paciencia no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro. Salmo 40:01” Porém, o exemplo mais forte que temos para fundamentar a nossa palavra sobre esperar com paciencia é o exemplo de Calebe, filho de Jefoné e companheiro de Moisés e Josué. Leiamos o texto: “Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Josué 14:06-13” O que significa, que Calebe esperou com paciencia quanrenta e cinco anos de sua existencia para reber a sua herdade. Irmãos, irmãs e amigos, não somos os únicos a esperar com paciencia para alcançarmos as nossas promessas. Graça e paz vos sejam multiplicadas.